Locais de captação são pontos de tomada de água bruta nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). O Sanep capta água em quatro pontos: a represa Moreira, a represa Quilombo, o Arroio Pelotas e a barragem Santa Bárbara.
Consiste em uma comporta móvel e uma pequena bacia de acumulação de água bruta, que serve unicamente para prover a estação de tratamento Moreira.
A captação de água da represa Quilombo é efetuada mediante a utilização de uma barragem de onde começa uma linha de tubos de ferro fundido de 500mm com 21 Km de extensão até o reservatório Sinnott, onde a água é tratada e filtrada.
Tem suas nascentes na Serra dos Tapes, no vizinho de Canguçu e vem desaguar no Canal de São Gonçalo, a 4 quilômetros do Porto de Pelotas. O local de tomada de água é situado logo à jusante da embocadura do Arroio Pilão, na sua margem direita, junto a uma série de blocos de pedra que ali afloram, sendo que a capacidade de recalque é de 36.000.000 litros por dia.
Inaugurada em outubro de 1968, pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), com o objetivo de evitar cheias na área urbana de Pelotas, bem como proporcionar reserva para abastecimento público de água potável. Possui 352 hectares inundados e 359 hectares de proteção. A profundidade da bacia de acumulação é em média de 3 a 4 metros. O volume de água estimado é de 10 bilhões de litros de água. Tem como finalidade fornecer água bruta por gravidade para a planta de tratamento da ETA Santa Bárbara e para a zona industrial, através de bombeamento.