Possui dúvidas sobre algum tipo de serviço prestado pelo Sanep ou precisa saber qual documentação é necessária para solicitar algum requerimento? Confira na nossa sessão de dúvidas. Caso sua resposta não esteja nesta relação de perguntas e respostas, entre em contato conosco pelo 115 ou nas nossas redes sociais.
Pedido por escrito de um grupo de moradores solicitando um serviço ao SANEP.
Onde requerer: Via e-mail: sanep.cliente@gmail.com ou agendando um atendimento presencial : 0800.015.0115 - opção 5.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato.
Disponível para imóveis da zona rural onde não há rede de abastecimento. Ao entrar em rota de abastecimento do pipa, será gerado um cadastro e cobrança mensal. Podendo ser cancelado o abastecimento posteriormente, conforme interesse.
Quem pode solicitar: Residentes em zona rural
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; apresentar de uma
conta de luz atualizada, a fim de identificar com facilidade a localização do endereço.
Observação: Para garantir a eficiência do serviço prestado, as orientações são:
- O morador deverá instalar uma rede interna de água, para que o caminhão forneça água na residência através de uma espera que deve ficar localizada junto à cerca e/ou rua;
- A rede interna deve ser executada com mangueira ou cano de PVC de uma polegada a meia (1 30"") ou 50 mm, com um registro na ponta e um adaptador de rosca externa;
- A rede deverá ser enterrada para manter sua conservação e evitar rompimentos;
- O reservatório de água deverá ser de, no mínimo, 500 litros;
- Será abastecido até 5 mil litros de água por residência, a cada 15 dias;
- Somente será fornecida água potável para as residências devidamente cadastradas junto ao Sanep.
Para solicitar acompanhamento de obras e condomínio
Onde requerer: No site, por e-mail sanep.cliente@gmail.com ou agendando um atendimento presencial 0800.015.0115 - opção 7.
Documentos necessários: Alvará de liberação; certidão de característica do imóvel, registro de imóvel, ART de execução.
Procedimento para avaliar o funcionamento do hidrômetro. Se o hidrômetro apresentar bom funcionamento, o serviço será cobrado. Se apresentar porcentagem de erro, o usuário ficará isento do pagamento do serviço e serão analisadas as últimas três leituras.
Será retirado o hidrômetro, para isso é NECESSÁRIO ter acessibilidade no padrão, para garantir a retirada do equipamento sem qualquer empecilho ou impedimento.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Você pode receber a sua conta de água mensalmente via E-mail. Ao se cadastrar, você automaticamente deixará de receber a conta impressa em sua casa.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído, locador e/ou locatário.
Onde requerer: No site, ou por e-mail sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato, e-mail; número da matrícula do imóvel.
Solicitação para que seja feita análise de efluentes, água tratada ou água de reuso. O serviço tem um custo de acordo com a tabela de serviços do Sanep.
Onde requerer: Via e-mail: sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5);
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE EFLUENTES com data e assinatura.
Solicitação para que seja feita análise físico-química de água completa ou de componentes específicos. O serviço tem um custo de acordo com a tabela de serviços do Sanep
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail: sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da Inscrição do imóvel se for cadastrado no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo ANÁLISE DE ÁGUA com data e assinatura.
Para solicitar a análise ou alteração de projeto hidrossanitário.
Os projetos devem ser enviados ao e-mail: sanep.projeto@gmail.com, em um arquivo de plantas e documentos, reunidos em um único PDF, identificados como: unifamiliar, hidrossanitário, infraestrutura ou alteração de projeto.
Unifamiliar: 1 cópia de cada prancha, 1 cópia do Registro de Imóvel (90 dias), uma cópia da ART/RRT paga, certidão de característica do imóvel;
Hidrossanitário: Uma cópia de cada prancha uma cópia do Registro de Imóvel (90 dias), uma cópia da ART/RRT paga, certidão de característica do imóvel.
Infraestrutura: Viabilidade Técnica de Redes, memoriais descritivos, planilhas, Registro de Imóvel (90 dias), ART/RRT paga.
Alteração de projetos: Uma cópia da planta com alteração, uma cópia da ART/RRT paga.
Observação:
- Projetos "enquadrados" nos programas do governo federal (minha casa minha vida/ casa verde amarela) são passiveis de isenção de taxas para sua aprovação.
- Projetos aprovados pelo SANEP, que foram enviados digitalmente, é necessário entregar a documentação e as plantas impressas junto ao Protocolo
As escalas são todas definidas pelo código de instalações do Sanep, CIP, à disposição no Portal do Sanep em downloads.
Planta de situação na escala 1:1000
Planta de localização e cobertura na escala 1:200
Planta baixas na escala 1:50
Estereogramas na escala 1:25
E detalhes podem ser sem escala ou na 1:25
Realizar a baixa de um pagamento que não acusa lançado no sistema. O SANEP não possui contrato para recebimento de contas com o Banco Original (PicPay).
Quem pode solicitar: Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer: No site; atendimento presencial por agendamento ou via e-mail sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel e comprovante de pagamento.
Com o objetivo de atualizar e ampliar nosso cadastro de fornecedores e para que a empresa permaneça em nosso rol de fornecedores, precisa ser preenchido o cadastro.
Onde requerer: No site.
Procedimento que cancela as tarifas de água e/ou esgoto. Nas seguintes opções: tarifas geradas após corte e o imóvel sem ligação de água e sem ligação de esgoto.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Para cancelamento do abastecimento do caminhão pipa para imóveis rurais que se cadastraram em outro momento para recebimento.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; número do telefone para contato; referência detalhada para identificar o endereço.
Certidão solicitada pelo usuário para obter informações referentes ao imóvel junto ao Sanep, podendo ser sobre informações cadastrais e/ou financeiras de períodos específicos e com detalhamento das informações a serem fornecidas.
Quem pode solicitar: Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da Inscrição do imóvel.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO NARRATIVA com data e assinatura.
Certidão solicitada pelo usuário para obter informações referentes ao imóvel junto ao Sanep, sobre requerimentos concluídos.
Quem pode solicitar: Responsável financeiro ou usuário que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO NARRATIVA com data e assinatura.
É o documento que atesta ausência de pendências junto ao Sanep.
Onde requerer: Pelo site; via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) .
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Documentos necessários: Número da matrícula do imóvel, documento com foto, RG e CPF ;
Observação: Pode verificar a validade da certidão através do link.
Certidão emitida para os imóveis localizados em áreas alagadiças crônicas.
Área alagadiça crônica é somente aquela que fica sempre cheia de água e não escoa quando ocorrem chuvas muito fortes. Pode ser solicitada quando a área alagadiça crônica pode levar o imóvel à situação de depreciação (Lei n. 6178, de 03 de dezembro de 2014 - art. 28). É considerada área alagadiça crônica aquela que permanece cheia após a ocorrência de chuvas abundantes. A solicitação será avaliada in loco previamente.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel e/ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ; atendimento presencial por agendamento ou via e-mail sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel se possuir cadastro no Sanep.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CERTIDÃO ÁREA ALAGADIÇA com data e assinatura.
Quando o hidrômetro apresenta problemas, como sujeira, cúpula quebrada e/ou embaçado, de forma a impedir as leituras.
Será realizada vistoria para analisar a estrutura do equipamento, caso necessário, é feita a substituição sem custo ao morador. Somente é possível realizar a manutenção e/ou substituição, estando o hidrômetro com total acessibilidade, pois este serviço não é com horário marcado.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Solicitação de conserto, após serviços/obras prestados pelo Sanep.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial por agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Fornecimento de copos plásticos com água potável para eventos com apoio/participação do SANEP, o pedido com antecedência mínima de 15 dias em relação à data do evento. O SANEP informa que são copos com água tratada em nossa unidade, que é a mesma água distribuída para toda a cidade . Os copos plásticos de 200 ml, com validade de três meses. A disponibilidade pode variar por causa de condições técnicas.
A solicitação é realizada no site No site , selecione a opção água ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
É a criação de uma inscrição para condomínio. Quando a construtora e/ou administradora responsável por um empreendimento deseja criar condomínio para ser gerada inscrição a todos os apartamentos/casas conforme documentos apresentados de registro de imóveis, e assim inserir identificação dos respectivos hidrômetros.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; Registro geral do imóvel e individuais atualizadas; Convenção de Condomínio; Ata de constituição do condomínio e posse de síndico.
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE CONDOMÍNIO com data e assinatura.
Solicitação para separação de dívida.
Quem pode solicitar: Comprador e/ou vendedor, locador ou locatário (restrito a vigência do contrato).
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; Escritura Pública ou Contrato de Compra e venda contendo os termos da negociação; Contrato de locação (locador precisar estar como titular no Sanep).
Observação: Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo CRIAÇÃO DE NOVA INSCRIÇÃO- SEPARAÇÃO DE DÍVIDA com data e assinatura.
Solicitação para separação de dívida de uso exclusivo para quem tem um imóvel arrematado.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; carta de arrematação com os termos do negócio; registro de Imóvel.
Para solicitar a ativação do serviço de débito automático, o usuário deve fazer a solicitação diretamente na sua agência bancária, assim como eventual cancelamento.
Quando o imóvel recebe um auto de infração, o titular pode apresentar sua defesa escrita a próprio punho ou digitada constando suas considerações, os dados do imóvel, inscrição, assinatura e data. Caso indeferido o pedido, posteriormente será acrescido na conta o valor da multa condizente com a infração.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site em solicitações online ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Atentar quanto ao prazo legal, contido na notificação, para apresentar a defesa.
Solicitação de devolução de valores pagos, seja por pagamento em outra inscrição, maior do que deveria ou de serviço não realizado.
Caso a devolução desejada seja de pagamento em duplicidade, a solicitação deve ser na ocorrência "Devolução de pagamento em duplicidade".
A devolução poderá ser em espécie (quando os pagamentos estiverem em dia) ou em compensação de competências tanto anteriores como posteriores, de acordo com cada especificidade da inscrição.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; apresentação do comprovante de pagamento.
Quando o pagamento foi feito em duplicidade ou com valor maior do que a conta.
Quem pode solicitar: Responsável financeiro ou cliente que possui o(s) comprovante(s) de pagamento.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e comprovante de pagamento.
Ocorre quando o usuário teve o hidrômetro furtado. É necessário fazer o Boletim de Ocorrência, após solicitar através de requerimento junto ao Sanep a recolocação.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e Boletim de ocorrência.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para categoria comercial/serviços.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e contrato social.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para industrial.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e contrato social.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para filantrópica. É necessário ter o certificado de registro atualizado, expedido pelo órgão competente e o estatuto social da entidade, devidamente registrado.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; estatuto social da entidade; e certificado de registro atualizado.
Observação: Tem que ser atualizada a cada 2 anos.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para pública.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e contrato social.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para residência.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou por e-mail: sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para social. É necessário ter a folha resumo atualizada em até 2 anos, sendo analisado elegibilidade segundo critérios financeiros e especificações cadastrais vinculadas ao sistema do Sanep.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e folha cadastro atualizada.
Observação: Tem que ser atualizada a cada 2 anos.
Procedimento para alterar a categoria do imóvel para templo. É necessário ter uma declaração com firma reconhecida, informando que possui ou responde por templo religioso ou casa de religião assumindo responsabilidade civil e criminal pela informação prestada.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No siteatendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e declaração com firma reconhecida.
Quando há mais de uma economia no mesmo terreno, com abastecimento pelo mesmo ramal de água, é possível solicitar a individualização da ligação, possibilitando a instalação de um hidrômetro para cada residência.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) .
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; Preenchimento de Autorização Particular por parte do titular, permitindo a abertura do requerimento e enviando os dados do(s) interessado(s).
Observação:
- Dívidas (se houver) devem ser negociadas antes de fazer a solicitação;
- Será enviado um fôlder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações. O usuário deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para visualização e manutenção;
- Por via online anexar a Autorização Particular requerendo INDIVIDUALIZAÇÃO DE LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.
É possível pagar as contas de água de forma online SOMENTE com as instituições financeiras conveniadas ao Sanep:
- Caixa Econômica Federal;
- Banrisul;
- Banco do Brasil;
- Sicredi;
- Itaú;
- Mercantil do Brasil.
Observação: NÃO são aceitos pagamentos por PIX ou PicPay.
Santander Somente débito automático. A opção no caixa eletrônico ou por aplicativo não é disponibilizado pela instituição.
Solicitação para requerer ligação de esgoto. Para este serviço o cliente deve atender as exigências conforme orientação técnica do SANEP, como instalação de caixas de gordura (nas dimensões normatizadas), caixas de inspeção ou poço de inspeção, fossas ou poços negros, entre outras condições exigidas conforme o caso.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação:
- O proprietário (titular) do imóvel deverá solicitar a Ligação de Esgoto pois é obrigatória onde existe rede coletora, devendo ocorrer após Ligação de Água;
- O cliente deve informar se a rua é calçada, sem calçamento ou pavimentada;
- O descumprimento das medidas necessárias para Ligação de Esgoto sendo motivada pelo cliente, pode gerar multa e até corte do fornecimento de água.
Procedimento que possibilita a primeira ligação de água e esgoto. Se o projeto ou construção tiver mais de 159 m², precisará de aprovação de projeto hidrossanitário.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da Inscrição do imóvel; Registro de imóveis e/ou contrato da Caixa; Escritura pública de compra e venda e/ou contrato de compra e venda (todas as folhas) atualizado até 5 anos, com assinaturas reconhecidas em contratos; certidão de característica do imóvel. Alvará de projeto hidrossanitário (se imóvel acima de 159 m² ou se for comércio); Contrato Social (se for firma/empresa).
Informações a serem mencionadas:
- Área construída do imóvel (caso ainda esteja em construção, a projeção de área a construir);
- Número de inscrição junto ao Sanep (se já possuir);
- Número de moradores da casa;
- Se possui caixa de água;
- Se a rua é asfaltada, chão batido ou calçada;
- Se é para uso residencial ou não;
- Confirmação de o imóvel/terreno estar identificado.
Sobre ACESSIBILIDADE do hidrômetro:
- Será enviado um folder com instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações;
- O cliente deverá ter o cavalete pronto, conforme orientações, para que o Sanep possa colocar o hidrômetro em local acessível para leitura e manutenção. Por via online anexar uma declaração a próprio punho requerendo LIGAÇÃO DE ÁGUA com data e assinatura.
Solicitação para negociar os seus debitos com relação ao Sanep.
Quem pode solicitar:
- O cliente devidamente cadastrado, seja na condição de proprietário, ou na condição de promitente;
- Terceiros podem fazê-lo em nome do usuário, desde que com autorização expressa, mediante procuração ou documento equivalente;
- Excepcionalmente, em caso de falecimento do usuário, ou em sua impossibilidade - devidamente comprovada - seus ascendentes ou descendentes poderão realizar o parcelamento, desde que o parentesco seja comprovado documentalmente.
Onde requerer: Via e-mail: sanep.dac.parcelamento@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ;
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Solicitação para análise de possível prescrição de débitos administrativos com mais de dez anos, sem pagamentos e sem novação de débitos através de renegociações.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) .
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Por via e-mail anexar uma declaração a próprio punho requerendo PRESCRIÇÃO DE DÉBITOS com data e assinatura.
No site está disponível um folder com as instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações de medida e posição na construção do nicho.
As notas fiscais agora são cadastradas e encaminhadas pelo Portal do Sanep. Através do site , ao cadastrar, já recebes o número do protocolo de tramitação e o requerimento já é encaminhado no mesmo momento para o setor de compras, o que agiliza o processo e dá transparência.
Observação: Você deve anexar a nota fiscal. No campo "nome do requente" você deve informar a Razão Social.
Procedimento que possibilita a religação no cano mestre (meio da rua), de acordo com protocolo aberto anteriormente de suspensão a pedido, mediante cobrança de taxa respectiva ao custo vigente do serviço.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e declaração escrita a próprio punho requerendo RELIGAÇÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO, com data e assinatura.
Observação: O cavalete e o hidrômetro precisam estar com acessibilidade no padrão Sanep de leitura e manutenção para ser realizada a religação a pedido.
Somente para renovação da tarifa social para imóveis que possuem ou já possuíram tarifa social no Sanep
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato, matrícula do imóvel e folha cadastro atualizado.
Observação: Tem que ser atualizada a cada 2 anos.
A solicitação da requisição de pequeno valor (RPV).
Quem pode solicitar: Somente o advogado do benificiário pode solicitar.
Onde requerer: No site.
Observação: No campo "Requerente" apenas informe o nome do primeiro beneficiário (caso tenha mais de um) e no campo "Observações" é necessário informar número do RPV ou Processo. Os arquivos em anexo deve ser PDF.
A solicitação de revisão de fatura por vazamento deverá ser realizado pelo proprietário ou possuidor do imóvel em prazo não superior a 60 dias após o vencimento da fatura.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site;
atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; declaração ou laudo, com firma devidamente reconhecida contendo a descrição do reparo com data e assinatura do profissional ou pessoa que realizou o serviço; notas fiscais dos materiais utilizados; e registro fotográfico ou audiovisual.
Observação:
- Somente será considerado destoante o consumo superior a 30% em relação a média das três últimas leituras.
- Caso deferido, será emitida nova fatura com aplicação de um percentual de redução de 50% sobre o volume que excedeu a média das três últimas leituras, sendo retificadas no máximo três faturas.
- A revisão de fatura em decorrência de vazamento poderá ser requerida somente uma vez a cada 36 meses.
Solicitação para revisar valores de tarifas que tiveram problemas no cálculo, exceto as situações envolvendo a cobrança por problemas de consumo que devem ser encaminhados pelas ocorrências de aferição, consumo e/ou vazamento.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Solicita cópias do projeto hidrossanitário caso tenha sido aprovado ou arquivado.
Quem pode solicitar: Qualquer pessoa, desde que tenha o número da Inscrição do imóvel.
Onde requerer: Exclusivamente no site ou por e-mail : sanep.projeto@gmail.com
Procedimento que suspende o fornecimento de água no cano mestre, ou seja, desliga o ramal de água da rede. Relacionado a pontos residenciais que não tenham o abastecimento para outro imóvel no mesmo terreno e que não envolvam apartamentos ou imóveis com identificação Cohab.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: Via e-mail sanep.cliente@gmail.com ou atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel; e declaração escrita a próprio punho requerendo SUSPENSÃO DE ÁGUA NO CANO MESTRE A PEDIDO, com data e assinatura.
Observação: Mesmo com a suspensão, seguirá a cobrança referente à taxa de lixo (Lei Municipal nº 6.411) e deverá ser mencionado, no protocolo, o endereçamento de entrega, assim como dar continuidade no envio de possíveis débitos parcelados.
Esta solicitação visa atender à demanda de postos de combustíveis quando necessitam renovar suas licenças junto aos órgãos competentes. Para tal, o Sanep emite atestado informando que o posto possui: 1) ligação à rede de esgoto cloacal em situação regular, 2) caixa separadora de água e óleo conforme padrão exigido; e, que 3) posto está dirigindo o excedente da decantação (água servida) para rede pluvial.
É o procedimento que altera a data de vencimento da conta. Os dias disponíveis são 10, 15, 20 e 25 de cada mês.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site; atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Solicitação para realizar a mudança de local de cavalete/hidrômetro e assim torná-lo acessível à leitura e manutenção.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação:
- No site está disponível um folder com as instruções de acessibilidade do cavalete para o usuário fazer as adequações de medida e posição na construção do nicho;
- O usuário deve solicitar a vistoria do nicho por parte da Fiscalização via WhatsApp (53) 98421-4886. Após a liberação, a equipe responsável por efetuar a troca executará o serviço;
- É necessário anexar uma declaração a próprio punho requerendo MUDANÇA DA DATA DE VENCIMENTO com data e assinatura.
Solicitação para entrega de conta em outro endereço ou retornar ao endereço de origem (devendo ser, em caso de alteração, a entrega feita em endereço com tarifas ativas junto ao Sanep).
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
A mudança de ramal e local e esgoto é quando a tubulação de esgoto do imóvel que fica na rua é removida de onde se encontrava em um determinado ponto, e a instalação de um novo ramal (tubos e conexões novos) em outra parte. Como a Mudança de Ramal de Esgoto, também é possível no novo ramal ser instalado tubos com maior diâmetro (conforme projeto), a fim de que fique adequado a necessidade de esgotamento sanitário do imóvel (condomínios, restaurantes e outros).
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site,
atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
Solicitação de mudança de ramal de água, quando há problemas que impedem o abastecimento de forma adequada. A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao cliente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
A mudança de ramal e local e esgoto é quando a tubulação de esgoto do imóvel que fica na rua é removida de onde se encontrava em um determinado ponto, e a instalação de um novo ramal (tubos e conexões novos) em outra parte, por exemplo, se a saída de esgoto em direção a rede coletora é a esquerda da frente do imóvel e passa para parte mais ao centro ou a direita, assim o ramal também muda de ponto de conexão com a rede coletora. Como a Mudança de Ramal de Esgoto, também é possível no novo ramal ser instalado tubos com maior diâmetro (conforme projeto), a fim de que fique adequado a necessidade de esgotamento sanitário do imóvel (condomínios, restaurantes e outros). Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site,
atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
A Mudança de Ramal e Local de água é feita quando é solicitado que a entrada de água no imóvel que está em um determinado ponto passe para outro. A partir da abertura do protocolo, será realizada uma vistoria técnica pelo Sanep a fim de identificar o custo do serviço e a viabilidade. Então, constará no protocolo e será informado ao cliente sobre a necessidade de se efetuar o pagamento de um boleto a ser gerado pelo setor de atendimento para dar continuidade a solicitação.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até o cano mestre) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
Solicitação para troca ou substituição do registro contido no cavalete.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel, procurador legalmente constituído ou parte interessada na troca.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com . Por canais de emergência (3026-1115 ou 0800.015.0115 - Opção 6), em casos onde haja vazamento ou haja demanda imediata para a troca.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
Observação: Não será gerada cobrança para a troca do equipamento, é importante que a equipe do SANEP possa ter acesso pleno ao cavalete/hidrômetro para, prontamente, atender a demanda sem dificuldades quanto ao acesso.
A troca da titularidade da conta pode ser alterada quando o imóvel for vendido ou locado por tempo determinado. No preenchimento da solicitação, altere o nome do requerente para o seu nome.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel; procurador legalmente constituído; vendedor; arrematante; locador e/ou locatário; viúvo (a) mencionado no atestado de óbito ao qual o(a) esposo(a) era o titular da conta.
Onde requerer: No site, atendimento presencial mediante agendamento 0800-015-0115 (opção 5) ou pelo e-mail : sanep.cliente@gmail.com
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel, documento do imóvel completo (foto de todas as folhas) com validade de até 5 anos, que pode ser certidão do registro de imóveis, escritura pública ou contrato de compra e venda, no caso do imóvel ter sido vendido e contrato de locação registrado em cartório no caso de locação e o Contrato Social (se for firma/empresa).
Observação: Caso houver inventário, o inventariante poderá abrir troca de nome para sucessão, pois é o representante legal da sucessão.
É necessário que todas as contas estejam com o pagamento em dia. Quando os imóveis a serem unificados estiverem abastecidos pelo mesmo ramal, basta a solicitação de unificação. Por outro lado, se os imóveis estiverem abastecidos por ramais diferentes, é necessário solicitar a suspensão de água no cano mestre do imóvel que será absorvido. A suspensão de água no cano mestre é tarifada conforme tabela de serviços, a guia de arrecadação será enviado para o requerente.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel ou procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site ou atendimento presencial mediante agendamento.
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da Inscrição do imóvel e Comprovante da tarifa de água da suspensão.
Quando é identificado vazamento no cavalete. O hidrômetro deve estar instalado em local acessível e em boas condições. Conforme orientações no folder.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel, procurador legalmente constituído ou parte interessada na troca.
Onde requerer: No site, por canais de emergência (3026-1115 ou 0800.015.0115 - Opção 6).
Documentos necessários: RG e CPF; documento com foto; telefone para contato; número da matrícula do imóvel.
É o procedimento que vai informar se há a viabilidade técnica de ligação de água e esgoto em um local.
Quem pode solicitar: Titular/Proprietário do imóvel, procurador legalmente constituído.
Onde requerer: No site da prefeitura de Pelotas.
Documentos necessários: CPF/RG/CREA/CAU do Solicitante, Descrição do Empreendimento, Planta de Implantação, Planta de Situação, Planta de Localização e Certidão de Registro de Imóveis.
Observação: Para mais informações acesse o link.