O projeto Sala Verde tem como objetivo criar um espaço para o desenvolvimento de ações socioambientais, com vistas ao uso sustentável do entorno das águas da barragem Santa Bárbara. Além disso, visa instaurar um processo educativo permanente e continuado, na construção de um espaço democrático e de participação social, com ênfase na preservação dos recursos hídricos e de valorização do patrimônio cultural.
O projeto busca apoiar as ações socioambientais coordenadas pelo Sanep, especialmente em suas demandas de educação ambiental e de participação comunitária. Entre os principais atores que congregam o entorno da Barragem Santa Bárbara estão a população que habita as áreas próximas e que tem interferência direta na constituição território da barragem.
A autarquia pelotense implantou o espaço na Barragem Santa Bárbara, importante área de preservação ambiental que conta com uma Estação de Tratamento de Água que abastece cerca de 50% do Município. A inauguração da sala ocorreu em 22 de outubro e, desde então, o espaço tem recebido alunos, colaboradores e a população interessada em aprender um pouco mais sobre o meio ambiente e sobre questões de sustentabilidade e preservação ambiental. A assistente social, Aline Cunha, e a bióloga Letícia Nascimento, são as responsáveis pela Sala na Barragem.
O Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental. Sala Verde é um espaço situado dentro de uma instituição, o qual dedica-se ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre o Meio Ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo Centro de Informação e Documentação do Ministério.
Lançado em outubro de 2018 pelo Sanep, o livro “Voo pelo Santa Bárbara: Guia de Campo Escolar Ilustrado”, idealizado pelos servidores Letícia Nascimento, Caroline Barboza e Fabrício da Silva, apresenta ilustrações das espécies de pássaros que habitam na Barragem Santa Bárbara. O livro educativo é utilizado com as crianças nas atividades realizadas na Sala Verde.
O livro está disponível em PDF clicando aqui