Análise aponta cinco áreas próprias para banho no Laranjal

Divulgação da balneabilidade é realizada sempre às sextas-feiras pela Fepam em aplicativo, site e redes sociais

20/12/2019 | 09:12:44


Foi divulgado, nesta sexta-feira (20), o relatório de balneabilidade das águas da praia do Laranjal. Dos dez pontos analisados pelo Sanep, cinco estão próprios e apresentam condições para banho. As placas informativas já começaram a ser instaladas pela autarquia nos pontos cujo material recebeu exame.

O resultado será sempre tornado público às sextas-feiras, no período entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro de 2020, oficialmente por meio do site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), no aplicativo, e também nas redes sociais do órgão.

Pontos próprios para banho

  • Ponto 2 – Balneário Valverde (Trapiche)
  • Ponto 3 – Balneário Valverde (avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com avenida Senador Joaquim Augusto Assunção)
  • Ponto 4 – Santo Antonio (avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com rua Bagé)
  • Ponto 9 – Mata do Totó
  • Ponto 10 – Colônia de Pescadores Z3

Pontos impróprios para banho

  • Ponto 1 – Pontal da Barra
  • Ponto 5 – Balneário Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção esquina com avenida Rio Grande do Sul)
  • Ponto 6 – Balneário Santo Antônio (avenida António Augusto Assumpção em frente ao Restaurante Santo Antonio)
  • Ponto 7 – Balneário Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal)
  • Ponto 8 – Balneário dos Prazeres (próximo à imagem da Iemanjá)
Sanep coleta amostras e realiza análise em parceria com a Fepam – Foto: Angélica Mengue

A coleta das amostras foram iniciadas no mês de novembro pelo Sanep e passam por análises para apresentar as condições das águas aos banhistas. Na internet, quem acessar o serviço precisa ficar atento ao ícone de uma "mão" fazendo sinal de positivo, caso o balneário esteja próprio ao banho, ou de negativo, caso esteja com alguma contaminação.

Para avaliar as condições bacteriológicas na praia, é utilizado o parâmetro Escherichia coli, bactéria que habita o trato gastrintestinal de humanos e outros animais endotérmicos. Em Pelotas, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas, que podem levar a intoxicações crônicas.

Projeto Balneabilidade

O Projeto Balneabilidade é realizado desde o verão de 1979/1980, divulgando aos veranistas informações sobre as condições da qualidade das águas das praias litorâneas, lagunares e de rios do Rio Grande do Sul. Para facilitar a comunicação, foi desenvolvido, com apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o site Sistema de Balneabilidade – Baln e o web aplicativo.

O serviço pode ser acessado por intermédio dos sistemas Android e iOs e, para obter o ícone de atalho na tela do smartphone ou tablet, basta entrar na página da internet. Nesta e no aplicativo, também estão disponíveis informações sobre previsão do tempo e condições de segurança para banho.


Tags

sanep, primeiro relatório do veraneio, coleta, análise, primeiro relatório do veraneio, sanep, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios, coleta, análise, primeiro relatório do veraneio, sanep, balneabilidade, laranjal, proprio, improprio, sanep, balneabilidade, laranjal, proprio, improprio, sanep, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios, coleta, análise, primeiro relatório do veraneio, sanep, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios, coleta, análise, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios, coleta, análise, primeiro relatório do veraneio, sanep, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios, coleta, análise, primeiro relatório do veraneio, sanep, balneabilidade, laranjal, pontos próprios, pontos impróprios