Diretor-presidente do Sanep apresentou, com imagens, as obras executadas desde 2017 na Barragem
21/03/2019 | 12:03:37
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, participou de uma reunião pública no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, na manhã desta nesta quarta-feira (20), ocasião em que apresentou relatório com as melhorias desenvolvidas pela autarquia, desde 2017, na Barragem Santa Bárbara.
O gestor esclareceu que, em junho de 2017, Pelotas recebeu o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Meirelles, que promoveu curso de capacitação de “Inspeção de Segurança de Barragens” aos servidores da autarquia. Na época, Meirelles vistoriou a Barragem e fez recomendações de manutenções preventivas, inseridas em relatório pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final de 2018, momento em que grande parte das indicações já haviam sido executadas pelo Sanep.
Na explanação, Garcia mostrou em imagens todas as obras executadas para garantir mais segurança à Barragem. Entre as ações, constam a colocação de asfalto no coroamento (parte superior da “pista” que represa a água da barragem), com objetivo impermeabilizar o maciço, evitando possíveis infiltrações da água da chuva na estrutura de contenção; a impermeabilização do vertedouro, a limpeza completa do canal de fuga, com retirada de vegetação e reconstrução das paredes de contenção; e a desobstrução dos drenos e correções no talude. Também foram instalados 20 piezômetros, aparelhos que indicam a estabilidade dos maciços e drenos. Os resultados começarão a ser divulgados em algumas semanas.
O gestor do Sanep também falou sobre o uso da comporta da Barragem, que aparece como inoperante no relatório da ANA.
“É preciso esclarecer que a comporta nunca foi utilizada nestes 50 anos de existência. A sua função original é fazer o esgotamento da Barragem, caso um dia seja necessário. A comporta não retira a pressão do maciço; isso ocorre através do vertedouro”, afirma Garcia.
Durante a reunião, o vereador Marcos Ferreira, fez breve relato sobre a visita que realizou ao lado de outros parlamentares à Barragem, na semana passada.
“Gostaria de agradecer a cordialidade e a transparência com que fomos recebidos pelo responsável da manutenção da Barragem, o servidor do Sanep, Vinicius Gonçalves, e também cumprimento o diretor pelas rápidas medidas que foram tomadas após a indicação de melhorias pela Agência Nacional de Águas. Na visita, verificamos as inúmeras ações realizadas no local, por isso podemos tranquilizar a população sobre a segurança da nossa Barragem”, afirmou Ferreira, ao destacar a necessidade da elaboração de um Plano de Emergência, para casos de risco.
Na audiência, os parlamentares salientaram a preocupação atual sobre possíveis acidentes na BR-116, causando risco de contaminação na Barragem.
“Acompanhamos as obras realizadas pelo Sanep no local e não é a estrutura da Barragem que nos preocupa, mas sim a necessidade de medidas na BR-116, como redutores de velocidades na área de manancial, evitando danos”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares.
Mais do que abastecer as torneiras dos pelotenses, a barragem serve como controle de cheia. Também acompanharam a audiência os vereadores Anderson Garcia, Antônio Peres, Waldomiro Lima, Dila Bandeira, Daiane Dias, Eder Blank e Enéias Clarindo.