Inspeção técnica do programa Despoluir verificou que 100% dos veículos utilizados diariamente pela autarquia cumprem os devidos padrões socioambientais
24/03/2022 | 12:03:03
Em vistoria realizada na última semana, o Despoluir — Programa Ambiental do Transporte — constatou que todos os caminhões da frota do Sanep estão dentro dos limites socioambientais ideais, conforme avaliação feita por técnicos do projeto. A parceria criada entre o Sest Senat Pelotas e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) verificou que os 28 veículos, usados para o trabalho diário da autarquia, estão aptos a receber o selo verde de aprovação da iniciativa, ou seja, estão dentro dos níveis adequados relacionados à emissão de poluentes.
O chefe da Divisão de Veículos e Oficina (DVO) do Sanep, Magno Ferreira, compartilhou a satisfação em ter o trabalho reconhecido:
“Ficamos muito realizados em ganhar esse reconhecimento. Representa o resultado do comprometimento e cuidado com os nossos automóveis, além de mostrar que estamos em dia com o meio ambiente, que também é um fator fundamental para nós”, pontuou.
O fator socioambiental é um dos pilares do Sanep, que atua por meio do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) com ações educativas e iniciativas de conscientização alusivas ao meio ambiente de forma contínua em Pelotas ao longo de todo o ano.
Recentemente, a autarquia integrou a campanha RS Mais Sustentável, organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e marcou presença em evento alusivo ao aniversário do Laranjal, com distribuição de ecobags e itens produzidos pelo projeto Óleo Sustentável — que também possui como principal missão o cuidado com a natureza, por meio da transformação do óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza e higiene.
O programa, criado há 15 anos, é responsável por promover práticas mais sustentáveis no setor rodoviário brasileiro. Por meio de atividades educativas, o projeto desenvolve e incentiva a responsabilidade ambiental e a capacitação dos trabalhadores há mais de uma década. A inclusão do Sanep se deu por conta de parceria firmada entre a autarquia e o Sest Senat Pelotas.