Casa de Bombas Pontal da Barra é reativada

Corpo técnico do Sanep avalia se coloca estrutura para funcionar após elevação de mais de 50 centímetros do nível da Lagoa dos Patos ao longo do sábado (25)

25/05/2024 | 08:05:27


A redução do nível da Lagoa dos Patos verificada na sexta-feira (24) fez com que a Prefeitura de Pelotas, por meio do Sanep, retomasse a operação de bombeamento da Casa de Bombas Pontal da Barra, no Laranjal. No entanto, com a Lagoa voltando a subir, técnicos da autarquia avaliam se a estrutura será colocada em funcionamento, já que com a alta do manancial pode não surtir o efeito esperado. No decorrer deste sábado (25) a Lagoa registrou um aumento de 46 centímetros em 16 horas, desde a meia-noite de sexta-feira. Na última parcial até o momento, às 20h, a Lagoa dos Patos marcava 2,32 metros. O canal São Gonçalo, 2,99 metros – a três centímetros da cota máxima, de 3,02 metros, no dia 16 deste mês.  

Paula acompanha trabalho do Sanep na Casa de Bombas Pontal da Barra. Fotos: Gustavo Vara
"Diante da nova subida nos níveis das águas ao longo do dia de hoje [sábado, 25], o efeito desta retomada da operação será avaliado pelo corpo técnico do Sanep. Se não houver efetividade, o bombeamento será interrompido", afirmou.

Com o decréscimo no início da manhã, o Município restabeleceu a energia elétrica, a religação dos painéis, e, consequentemente, o funcionamento da Casa de Bombas. Com isso, todas as sete estruturas do Sanep responsáveis por conduzir as águas pluviais para fora da cidade, encontram-se aptas e em pleno funcionamento.

Casa de Bombas Pontal da Barra foi reativada e está apta para funcionamento. Foto: Gustavo Vara

Aumento do nível

Conforme a pesquisadora e hidróloga da UFPel, Tamara Beskow, o aumento do nível da Lagoa se dá em razão da menor intensidade do vento Sudoeste.

"Ele [vento Sudoeste] continua atuando, mas começou a perder força e, com isso, as águas que foram empurradas em direção à margem oposta da Lagoa estão voltando para cá”, explica. 

Nível da Lagoa dos Patos volta a subir na Praia do Laranjal. Fotos: Gustavo Vara

O vento Sudoeste vai continuar enfraquecendo até mudar de direção. Conforme o meteorologista Henrique Repinaldo, que faz parte da equipe da Universidade na Sala de Situação, para este domingo (26) é previsto vento de predominância Sudeste a partir do fim da manhã. Nesta direção, a tendência é de empurrar a água para a margem esquerda da Lagoa dos Patos, provocando alta do nível do manancial em Pelotas, São Lourenço do Sul e Arambaré.

O vereador Cristiano Silva acompanhou a visita.


Tags

Sanep, Casa de Bombas, Laranjal, Lagoa dos Patos, Prefeitura de Pelotas, Sanep, Casa de Bombas, Laranjal, Lagoa dos Patos, Prefeitura de Pelotas, Sanep, Casa de Bombas, Laranjal, Lagoa dos Patos, Prefeitura de Pelotas, Sanep, Casa de Bombas, Laranjal, Lagoa dos Patos, Prefeitura de Pelotas