Processo é uma alternativa para agilizar a universalização do saneamento em nove cidades da região metropolitana do Estado
12/12/2017 | 05:12:00
Integrantes da Comissão de Parceria Público Privada (PPPs) da Prefeitura estiveram em Porto Alegre, nesta segunda-feira (11), para conhecer o projeto de licitação que vem sendo realizado pela Corsan como alternativa para agilizar a universalização do saneamento em nove cidades da região metropolitana do Estado: Alvorada, Viamão, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Sapucaia do Sul e Guaíba.
A comitiva, formada por servidores do Sanep, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), foi recebida pela advogada e gerente do projeto de PPP’s da Corsan, Alessandra Fagundes, que tirou dúvidas e esclareceu detalhes do estudo adotado na capital.
Alessandra explicou o processo de construção do edital, salientou a importância da contratação de uma consultoria especializada neste tipo de licitação e afirmou que a ideia é manter apoio para construir um modelo de gestão com auxílio no gerenciamento do contrato.
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, falou sobre as demandas atuais da área de saneamento em Pelotas e tirou dúvidas sobre o modelo adotado pela Companhia e de como a consultoria ajudou na construção da licitação.
Promover a universalização do saneamento básico em Pelotas é um dos objetivos do governo Paula Mascarenhas. De 60% do esgoto coletado na cidade atualmente, apenas 30% é tratado - para mudar essa realidade seria necessário um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões para universalizar a coleta e o tratamento. Além de ter impacto direto na saúde, a universalização do saneamento básico traz outros benefícios como geração de empregos e a valorização imobiliária.
A Corsan prevê obras e a operação do esgoto pelo parceiro com recursos privados com um contrato de 35 anos, no valor total de R$ 9,4 bilhões. A meta é universalizar 87,3% do tratamento de esgoto das nove cidades metropolitanas.
Entre os servidores que participaram da visita estão Michele Alsina, Edson Plá, Claudelaine Coelho, Arnaldo Soares, Michele Isquierdo e Eduardo Melo (Sanep); Paulo Osório (STT); Cristiane Grequi (PGM). Também integram a Comissão de PPP’s da Prefeitura servidores das secretarias de Receita (SR) e de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf).