Corte de água por inadimplência será retomado após 21 meses

Serviço voltará em janeiro depois de ficar suspenso por quase dois anos devido ao contexto pandêmico. Moradores serão avisados previamente para providenciar a regularização

04/01/2022 | 12:01:05


Neste mês, o Sanep retomará o cronograma de corte de água por inadimplência em Pelotas, após interromper o serviço por 21 meses em função da pandemia do coronavírus. A decisão, tomada em março de 2020, foi uma das medidas adotadas pela autarquia para amenizar as consequências causadas pela crise sanitária, assim como a suspensão do pagamento das faturas para as famílias inscritas na Tarifa Social, de maio a dezembro – possibilitando o parcelamento dos valores no ano seguinte, sem juros ou multa.

Mesmo refletindo na redução da sua arrecadação mensal, o Sanep manteve o corte por dívidas desativado até dezembro de 2021, viabilizando que os pelotenses tivessem mais tempo para organizar as suas contas e deixá-las em dia. O cronograma será reiniciado gradativamente nas próximas semanas, começando o trajeto pela zona central da cidade. Os moradores em condição de inadimplência, incluídos na lista do serviço, estão sendo comunicados através de visitas da equipe da autarquia. 

O objetivo é prestar orientações sobre a regularização das dívidas e evitar a suspensão do abastecimento nos imóveis. Assim como antes da pandemia, as regiões que estiverem na agenda do corte serão avisadas previamente durante o ano com o mesmo propósito. O serviço é feito de segunda a quinta-feira para impedir que as residências fiquem desabastecidas no final de semana. O mesmo vale para as vésperas de feriado.

Retar é oportunidade para parcelar com vantagens

A retomada do serviço será feita em janeiro, mês em que o Programa de Regularização de Dívidas do Sanep (Retar) ainda possibilita a quitação das pendências com benefícios à população. Nesta edição, será concedido 100% de desconto para os juros e multa devidos entre abril de 2020 e maio de 2021 – independentemente do número de parcelas acertadas com o programa. Além disso, poderão ser firmados parcelamentos em até 300 vezes (para inscritos na Tarifa Social ou categoria filantrópica) ou até 108 vezes (para população em geral).

A negociação pode ser realizada de forma online, pelo Whatsapp (53) 98425.0151 ou pelo e-mail sanep.retar2021@gmail.com, ou presencialmente, agendando um horário pelo telefone (53) 3026-1144. Saiba mais sobre as condições de pagamento e os documentos necessários para aderir ao Retar acessando o site .


Tags

sanep, sanep, água, corte, inadimplência, abastecimento, retar, água, corte, inadimplência, abastecimento, retar, sanep, água, corte, inadimplência, abastecimento, retar