Dia da Água: Sanep trata mais de 100 milhões de litros por dia

Criada pela ONU há 30 anos, a data busca reafirmar importância do recurso natural à vida e do uso consciente para sua preservação. Em Pelotas, 100% da cidade é atendida com água potável

22/03/2022 | 02:03:16


Recurso indispensável à vida, a água tem seu dia comemorado mundialmente nesta terça-feira (22). Mais do que celebrar a existência de um dos bens naturais mais importantes do planeta, a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, dá enfoque à necessidade da conscientização sobre sua preservação. Em Pelotas, 100% da cidade é atendida com água potável pelo Sanep, que trata mais de 100 milhões de litros por dia e os distribui por meio de um sistema grandioso com um milhão de metros de tubulação e 24 reservatórios.

Mais de 100 milhões de litros de água são tratados por dia em Pelotas - Foto: Gustavo Vara

O índice coloca a Princesa do Sul em primeiro lugar na categoria de municípios brasileiros que melhor atendem com água potável a sua zona urbana, junto com os demais territórios que atingem a totalidade do indicador – entre elas, outras cinco cidades gaúchas, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas. Incluindo a área rural na avaliação, Pelotas também alcança número satisfatório no quesito: 99,9%. Os dados são do Instituto Trata Brasil, que avalia, anualmente, o saneamento das 100 maiores unidades administrativas do país.  

Indicador pelotense supera a média nacional

“Ambos os indicadores estão acima da média nacional, de 94,4%, o que é muito compensador considerando todo o investimento e trabalho que o Sanep faz para qualificar e manter essa estrutura 24 horas por dia. Além disso, a água atende todos os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde e o nosso controle para mantê-la assim é bastante criterioso”, afirma a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina.

A gestora refere-se a todas as operações que precisam funcionar, harmonicamente, entre diferentes setores, para que a água chegue diariamente às residências. Desde a sua captação até a entrega nas casas, um longo processo, envolvendo centenas de servidores, precisa ser executado e monitorado ininterruptamente. 

“Funcionamos como uma engrenagem, na qual cada atividade e funcionário são indispensáveis para fazê-la girar”, pontua Michele.

Operadores hidráulicos, operários, biólogos, engenheiros e técnicos em química são exemplos das peças essenciais que integram a estrutura, atuando tanto na produção da água tratada quanto na redução da sua perda, através de consertos, ampliações e manutenções frequentes na tubulação para garantir a sua funcionalidade. 

Cerca de 100 tipos de análises são feitas para garantir a qualidade da água 

De onde vem a água que consumimos em casa?

Alguém pode até se perguntar o porquê de envolver tantas pessoas na distribuição de água, uma vez que ela é proveniente de arroios, canais e demais fontes de água doce. A resposta está no nome de um dos pilares do Sanep: o Departamento de Tratamento. A equipe é responsável por cuidar de todo o processo de potabilização da água em Pelotas, que funciona em escala para produzir milhões de litros nas quatro estações do município: Santa Bárbara, Sinnott, Moreira e Quilombo, além da ETA Móvel, no Laranjal. 

O percurso começa com a captação da água bruta por equipamentos que a bombeiam até a estação. Após, se inicia o tratamento nas etapas de coagulação e floculação, com a adição de produtos químicos que aglutinam as impurezas, formando flocos – esses são separados em tanques na fase seguinte, a de decantação. Os próximos passos correspondem aos processos de filtração e de desinfecção, que servem para eliminar os micro-organismos capazes de causar doenças ao ser humano. Antes de chegar às etapas de armazenamento e distribuição, a água ainda passa pelos estágios de fluoretação e de neutralização, que mantêm o pH próximo à neutralidade.

Assista ao vídeo e confira o processo

O trabalho da equipe segue mesmo após o tratamento, com a realização de mais de 100 tipos de análises para garantir a qualidade da água. Ela é monitorada 24 horas por dia e o seu controle feito em 69 pontos da rede de abastecimento, com avaliação de diversos indicadores, como pH, turbidez, cor e índices microbiológicos. 

Conscientização é caminho para preservação

O Sanep também atua, através do seu Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento, no aspecto da conscientização para o uso correto da água, isto é, sem desperdícios. No final de 2021, a autarquia iniciou a campanha ‘Bora Economizar’, que chama a atenção para a importância de cada morador cuidar desse patrimônio natural. Por meio das redes sociais, o Sanep mantém o assunto em pauta durante todo o ano, fornecendo orientações e dicas à população, de forma recorrente, para a utilização da água com consciência e para a redução do seu uso em tarefas simples do cotidiano, como na escovação dos dentes e na lavagem de veículos e de pátios.


Tags

preservação, dia mundial da água, preservação, tratamento, etas, conscientização, dia mundial da água, conscientização, preservação, tratamento, etas, dia mundial da água, conscientização, preservação, tratamento, etas, dia mundial da água, conscientização, preservação, tratamento, etas, dia mundial da água, conscientização, preservação, tratamento, etas, dia mundial da água, conscientização, tratamento, etas