Aquisição finaliza processo de atualização dos veículos, totalizando 19 unidades para os trabalhos conteinerizado, domiciliar e seletivo
14/11/2019 | 08:11:35
A partir desta quinta-feira (14), passa a circular pela cidade de Pelotas a frota renovada de caminhões da coleta de resíduos sólidos. Quatorze novos caminhões zero quilômetro irão substituir os atuais, garantindo melhorias na segurança dos coletores e maior agilidade no recolhimento de lixo. A aquisição finaliza o processo de renovação da frota, agora com total de 19 caminhões divididos entre as coletas conteinerizada, domiciliar e seletiva.
A entrega ocorreu na sede da Onze Construtora, empresa terceirizada que presta o serviço ao Sanep. A principal mudança dos novos veículos será no compartimento com cabine estendida, agora com espaço para o motorista e três coletores.
“Garantimos mais segurança aos coletores que, antes, faziam o trajeto até o local da coleta no estribo do caminhão. Além disso, os veículos são 100% automatizados, o que diminuirá consideravelmente o ruído dos caminhões, evitando transtornos à população na coleta realizada no período da noite”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
Os caminhões contam com nova identidade visual, mais explicativa sobre os tipos de coleta, visando orientar a população sobre o que deve ou não ser descartado em cada formato de recolhimento de lixo. “Nenhum outro município do Rio Grande do Sul conta com caminhões de coleta neste formato. Agora, ele é compactado, automatizado e acessa com mais facilidade algumas áreas da cidade em que, antes, havia alguma dificuldade”, salienta o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso.
No início de dezembro, o Sanep iniciará o processo de substituição dos 850 contêineres distribuídos no Centro, Pestano, Guabiroba e Lindóia. Haverá, ainda, a marcação do espaço em que o contêiner ficará localizado, evitando que sejam deslocados do seu ponto exato de coleta.