Lixo retirado em limpeza de bueiros foi exposto pelo Sanep para alertar sobre as consequências do descarte incorreto nas ruas
03/06/2020 | 07:06:37
Quem passou pelo Calçadão da Andrade Neves, na tarde desta quarta-feira (3), foi surpreendido ao encontrar uma estrutura diferente próxima ao Chafariz das Três Meninas, que atraiu olhares curiosos da população. No entanto, a caixa de acrílico com 2 metros de altura guardava um conteúdo bastante conhecido por todos: lixo. Todos os resíduos expostos foram retirados pelo Sanep na primeira semana do mutirão de limpeza das bocas de lobo e levados até o centro da cidade para dimensionar a gravidade do problema de descartar o lixo incorretamente.
Nas primeiras noites de trabalho da autarquia, mais de 300 bueiros foram limpos e uma caçamba de caminhão cheia de resíduos recolhida – principalmente, com garrafas pet e sacolas plásticas, que obstruíam as estruturas e impediam o escoamento da água. A ideia do Sanep é alertar os cidadãos e demonstrar que o lixo jogado por eles na rua, uma hora ou outra, retornará causando alagamentos e prejudicando sua própria rotina no município.
A prefeita Paula Mascarenhas e o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, acompanharam o início da atividade e aproveitaram para conversar com as pessoas sobre o tema. De acordo com Paula, atividades de educação ambiental, como esta, precisam ser reforçadas para conscientizar a população.
“Fizemos questão de trazer todo o lixo que foi retirado das bocas de lobo na primeira semana de limpeza para mostrar as consequências daquele papelzinho que é atirado no chão”, disse a prefeita.
A iniciativa chamou a atenção de pelotenses que caminhavam pelo Calçadão e pararam para observar os resíduos, responsáveis por entupir os sistemas de drenagem até a semana passada. É o caso da aposentada Leiane Rodrigues, que aprovou a exposição como forma de sensibilizar a comunidade.
“A gente não tem ideia da quantidade de lixo que o Sanep retira das ruas. É uma imagem muito feia”, opinou.
O diretor-presidente do Sanep explica que, pelos próximos três meses, a autarquia dará continuidade ao mutirão de limpeza das bocas de lobo. A expectativa é de que em 15 dias, cerca de mil estruturas já estejam desobstruídas e o serviço seja direcionado aos bairros, acrescenta Garcia. A ação acontece sempre durante a noite, das 19h às 7h, para evitar interrupções no trânsito e aglomerações. Somente no primeiro trecho que recebeu o mutirão (esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes), em maio, três sacos cheios de lixo foram retirados.
Paralelo à limpeza dos bueiros, o Sanep também busca evitar que tantos resíduos cheguem aos sistemas de drenagem e provoquem os alagamentos. Pensando nisso e em contribuir para a redução da poluição plástica no mundo, lançou o projeto Plástico Zero no último mês. Através de campanhas educativas em cinco feiras da cidade, a iniciativa vai distribuir, à população, ecobags (sacolas de pano reutilizáveis) no lugar dos sacos plásticos.