Casa de bombas Pontal da Barra volta a funcionar com o incremento de duas bombas pluviais flutuantes para dar vazão às águas da enchente nos balneários Santo Antônio e Valverde
02/06/2024 | 07:06:41
O Sanep recolocou em funcionamento as estruturas responsáveis pelo escoamento das águas nos balneários Santo Antônio e Valverde, no Laranjal. Neste domingo (2), a redução nos níveis da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo viabilizou a retomada da casa de bombas Pontal da Barra, além da instalação de duas bombas flutuantes suplementares para aumentar a vazão. A prefeita Paula Mascarenhas esteve no local para vistoriar as ações. As estruturas somam-se aos tratores com equipamentos pluviais, alocados na avenida José Maria da Fontoura, para drenar as águas da enchente no bairro.
A chefe do Executivo evidenciou a complexidade e importância dos serviços realizados no Laranjal.
”É um trabalho muito grande do Sanep. A equipe se dedica a cada detalhe e, diante de todo esse esforço, fico muito feliz em ver o resultado. Estamos tirando a água do Valverde e levando para o seu lugar natural, que é o São Gonçalo. Seguimos aqui no bairro e faremos tudo o que for preciso para que as pessoas possam voltar à vida normal”, salientou Paula.
Diante da tendência de baixa nos níveis da laguna e do canal São Gonçalo, a mobilização foi imediata. Na noite de sábado (1º), a autarquia reativou o sistema de bombeamento com tratores na avenida José Maria da Fontoura, ao atestar condições de ter, novamente, efetividade na intervenção. Assim, a bacia do balneário Santo Antônio amanheceu com redução expressiva na quantidade de água acumulada.
Em paralelo, as equipes do Departamento de Manutenção do Sanep prepararam as bombas flutuantes para entrar em funcionamento. A finalização do barramento pela rua Nova Prata e avenida Senador Joaquim Augusto de Assumpção possibilitou a instalação dos equipamentos de drenagem, em mais uma tentativa de retirar a água do Valverde pelo canal da Nova Prata, conectado ao São Gonçalo.
Segundo a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, a atenção às medições dos mananciais permanece constante, mesmo com o bombeamento a pleno.
“A realidade de hoje nos permitiu evoluir nas ações de drenagem, mas precisamos deste controle a todo momento. As nossas atuações são ditadas pelas variações dos níveis, por isso, é tão importante a agilidade e a mobilização 24 horas por dia das equipes”, destacou a gestora.
Casas de bombas em funcionamento
Com a retomada da casa de bombas do Laranjal, todas as estruturas responsáveis pelo escoamento das águas no município estão em operação: Anglo, Castilho, Doquinhas, Farroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.