Duas caçambas cheias de lixo já foram retiradas das estruturas responsáveis pela drenagem pluvial na cidade. Resíduos são expostos no Calçadão para alertar a população
10/06/2020 | 11:06:52
Em duas semanas, o mutirão do Sanep já limpou 402 bocas de lobo na região central da cidade. O serviço, que acontece sempre à noite para evitar interrupções de trânsito e aglomerações, já passou por mais de 100 quadras no quadrilátero formado pelas ruas General Argolo, Gonçalves Chaves, Gomes Carneiro e Marcílio Dias. Duas caçambas de caminhão cheias de lixo já foram recolhidas dos bueiros – principalmente, garrafas pet, sacolas plásticas, embalagens de alimentos e objetos inusitados, como calçados.
A autarquia aproveita a limpeza para conscientizar a população sobre o problema de descartar os resíduos nas ruas, expondo, no Calçadão da Andrade Neves, parte do lixo retirado no mutirão. A cena incomum tem chamado atenção de quem passa pelo Centro e promovido a reflexão sobre a responsabilidade de cada um para preservar a cidade limpa. A ação educativa também demonstra que todo lixo jogado no chão retorna para a própria população, ao entupir bueiros, impedir o escoamento correto da água e causar alagamentos.
A próxima etapa é superar a marca de mil bueiros limpos e estender o mutirão aos bairros do município. Ao todo, serão 90 dias de limpeza, a fim de preparar a cidade ao período chuvoso aguardado para o inverno, que começa neste mês. O serviço é executado por 12 horas ininterruptas, sempre das 19h às 7h, para evitar transtornos aos moradores.