Alunos do curso de Engenharia Ambiental irão participar do projeto Adote uma Escola
25/10/2018 | 01:10:52
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, se reuniu nesta semana com a chefe do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia, Mariluce Kurz, integrantes do Neas, e com representantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Na ocasião, foi formalizada a parceria entre a UFPel e o Sanep para realização de atividades conjuntas e abertura de vagas para estágio voluntário no Adote uma Escola, projeto da autarquia que incentiva a separação correta dos resíduos e seu descarte adequado.
“Muitas pessoas não imaginam os custos gerados pela gestão dos resíduos, somente uma mudança de cultura irá promover melhorias nesta área. É sempre importante fechar parcerias com as universidades, isso traz ainda mais visibilidade ao projeto”, destaca Garcia.
Através do projeto, moradores de regiões que ainda não contam com o serviço de coleta seletiva ou de Ecopontos têm outra alternativa para descartar papel, plástico, vidro ou metal: as escolas. Oitenta e um educandários de Pelotas participam do “Adote uma Escola”, criado para desenvolver a consciência ecológica entre as crianças e adolescentes, por meio da educação ambiental.
“Vamos fazer uma reestruturação do projeto e para isso vamos contar com a parceria dos alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental”, afirma Mariluce.
Serão visitadas, inicialmente, as Escolas de Educação Infantil (Emeis). Os alunos sairão a campo em busca de informações, tais como: andamento do Projeto, nível de envolvimento dos professores, se a escola possui ou não os toneis do Projeto (coleta multiseletiva) e em que condições se encontram, bem como, de que forma a comunidade de dentro e de fora da escola percebe o Projeto.
Participaram do encontro, a professora da UFPel Luciara Bilhalva; alunas da Engenharia Ambiental; integrantes do Neas; e Josi Madruga Brito, que está desenvolvendo seu projeto de Mestrado na UFPel com diagnóstico das escolas que participam do Adote.