Atividade teve como objetivo despertar a consciência ambiental dos visitantes do evento
08/11/2023 | 05:11:46
O clima chuvoso não impediu os moradores e visitantes de prestigiarem as iniciativas ambientais do Sanep, na 49ª Feira do Livro de Pelotas, na tarde desta quarta-feira (8) na praça Coronel Pedro Osório. Uma das principais novidades da edição deste ano é a Alameda das Crianças: Gigantes da Leitura — espaço que contou com a presença do Núcleo de Educação Ambiental (Neas) da autarquia, responsável por desenvolver projetos educacionais e de capacitação voltados à conscientização ambiental.
Durante a participação no evento, a equipe do Neas realizou atividades lúdicas com as crianças que passaram no local, disponibilizando desenhos personalizados para colorir sobre temáticas que envolvem o saneamento básico. De acordo com o servidor Geovane Silva, o trabalho de educação ambiental com o público infantil é fundamental para despertar, desde cedo, a consciência ambiental.
“Esse material foi desenvolvido com o propósito de estimular as crianças a criarem uma relação mais positiva com o meio ambiente, trazendo diversas orientações, desde maneiras de economizar água e evitar o desperdício até como separar corretamente os resíduos para a coleta seletiva", destacou.
Além disso, os visitantes puderam conhecer de perto o projeto Óleo Sustentável, que transforma o óleo saturado de cozinha em sabão e detergente líquido, e também receberam um kit com lixeira para carro contendo material informativo e educativo sobre a iniciativa de reciclagem.
O evento intitulado O Palco da Literatura tem como missão principal incentivar a leitura desde a primeira infância. A programação da Feira ocorrerá até a quarta-feira (15), com atividades gratuitas e diversificadas, e contará com a presença de autores renomados da literatura nacional, como Aline Bei, Eduardo Spohr e Martha Medeiros.