Ação organizada pela autarquia colocou o projeto Óleo Sustentável em evidência aos visitantes do evento
07/10/2022 | 03:10:13
Pelotenses e turistas que visitaram a 96ª Expofeira Pelotas e passaram pelo estande da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (7), foram convidados a conhecer o Óleo Sustentável — projeto do Sanep, responsável por transformar o óleo saturado de cozinha em produtos de limpeza. O Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) comandou a atividade e apresentou à população os benefícios da iniciativa ao meio ambiente e ao município.
De acordo com a servidora Sandra Lima, integrante do Neas, o trabalho de educação ambiental é motivo de orgulho e deve ser sempre enaltecido.
“Conversar com as pessoas e ajudar a promover esse espírito de cooperação entre todos, nos cuidados com o meio ambiente, traz grande alegria e é recompensador”, pontuou Sandra.
Na edição anterior da Expofeira, o Núcleo também marcou presença para orientar sobre o descarte correto, principalmente, do óleo de cozinha saturado.
Bombonas disponibilizadas para descarte de óleo
Duas estruturas estão disponíveis aos visitantes do evento até o encerramento no domingo (9). Elas estão localizadas próximas à praça de alimentação, por logística, para armazenar os resíduos produzidos pelos restaurantes. O Sanep oferece pontos de coleta de óleo de cozinha saturado em mais de 20 locais na cidade, como o Mercado Central, o Parque Una, supermercados e postos de gasolina.
Óleo Sustentável em números
Em três anos de projeto, mais de 55 mil litros de óleo foram recolhidos pela autarquia e transformados em 45 toneladas de sabão em barra e 3,1 mil litros de detergente. São 20 instituições de saúde e assistenciais cadastradas para receber as doações dos produtos que também atendem 100% da demanda interna das unidades do Sanep.