Iniciativa da Secult junto a diversos apoiadores gerou um olhar atento às questões ambientais durante o carnaval
14/03/2019 | 09:03:45
Com o intuito de estimular a população e inseri-la em questões relacionadas à sustentabilidade, foram realizadas diversas ações em prol do meio ambiente durante o Carnaval pelotense. A iniciativa partiu da Secult, e envolveu uma parceria com o Sanep, por meio de seu Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e a Associação dos Moradores do Bairro Getúlio Vargas, com apoio da Bah! Entretenimento.
O resultado das atividades foi satisfatório, de acordo com os promotores. A Associação dos Moradores do Bairro Getúlio Vargas coletou cerca de 80 quilos de latinhas, 32 quilos de garrafas pet e 20 quilos de papelão. As famílias do bairro receberam o valor arrecadado com a venda destes materiais. O Neas/Sanep efetuou o recolhimento, a seleção e destinação dos resíduos, além de um trabalho de conscientização com a população quanto ao descarte correto do lixo.
A coordenadora do Neas/Sanep, Mariluce Kurz, classificou como positivo o conjunto de ações realizadas ao longo do Carnaval. “Fomos muito bem acolhidos, tanto pelos comerciantes, quanto pela comunidade pelotense”, celebra. Estiveram à frente da parceria, também, o secretário de Cultura Giorgio Ronna, o diretor de Manifestações Populares da Secult, Paulo Pedrozo, e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas, Carlos André Manancial.