Em Feira de Santana, prefeita conheceu programa voltado ao controle de perdas de água
18/08/2022 | 10:08:32
Nesta quarta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas deu continuidade à busca de referências e de experiências exitosas no saneamento básico brasileiro para aprimorar o trabalho desenvolvido nesta área em Pelotas. Em Feira de Santana, na Bahia, Paula visitou a sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), acompanhada pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, para conhecer o projeto desenvolvido na cidade voltado ao controle de perdas de água - um fator importante no sistema de abastecimento.
A procura por novas soluções para o problema, recorrente na maioria dos municípios do país, faz parte de uma série de medidas praticadas pela autarquia para reduzir este indicador. Entre elas, a regularização de ligações clandestinas, a atualização do diagnóstico de vazamentos ocultos e a suspensão de derivações de água (mais conhecidos, popularmente, como “gatos”).
“Tivemos um dia muito produtivo com uma equipe qualificada, que se dedica especificamente ao controle de perdas e atinge resultados satisfatórios e promissores. Queremos focar ainda mais o trabalho do Sanep nesta área também”, detalhou a prefeita.
A diretora-presidente do Sanep ressalta que 30% do índice atual de perdas em Pelotas corresponde a casos de ligações irregulares, o que serve para demonstrar que o conceito também inclui o consumo que deixa de ser cobrado devido às derivações ilícitas.
“Com o contexto pandêmico e a crise econômica desencadeada pelo vírus, vimos este índice crescer após a decisão do Sanep de suspender o corte de água por inadimplência por cerca de dois anos. Foi uma importante ação de impacto social, mas que refletiu na arrecadação”, pontuou Michele.
O Programa de Modernização Tecnológica, Melhoria de Gestão e Redução das Perdas, implantado em parte do município baiano, foi apresentado pela equipe técnica da Embasa, bem como os resultados obtidos com as ações educativas desenvolvidas junto à comunidade local pelo Consórcio Feira Eficiente.
Durante a manhã e à tarde, a prefeita pôde discutir as metodologias do projeto e compartilhar as experiências pelotenses no setor do abastecimento que, atualmente, alcança 100% da cidade e trata aproximadamente 100 milhões de litros de água diariamente.
Acompanharam a agenda de trabalho a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, e o assessor de planejamento e engenheiro civil da autarquia, Raul Odone.