Paula prestigia ação do Sanep voltada à arte urbana no Porto

Parceria com o coletivo de mulheres ‘Elas na Rua’ garantiu a revitalização do entorno da caixa d’água R3

27/11/2022 | 08:11:58


Neste domingo (27), o Sanep mostrou novamente que arte e saneamento podem andar juntas para atrair bons resultados para a cidade. Desta vez, a parceria com o coletivo de mulheres ‘Elas na Rua’ viabilizou a revitalização do entorno da caixa d’água do Porto, o R3, durante um dia de cultura e lazer que envolveu a comunidade local. A prefeita Paula Mascarenhas participou da atividade e conversou com as 18 artistas, naturais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte, engajadas no projeto.

Dezoito mulheres participaram da intervenção artística no reservatório do Porto neste domingo - Fotos: Leandro Lopes e Luiza Meirelles 
“Fico muito feliz de acompanhar esse evento porque, além de ser uma ação de qualificação do reservatório, é um apoio importante para as iniciativas de arte de rua e de emancipação feminina, que valorizam as artistas. É um aspecto no qual nosso governo acredita: capricho para cuidar do espaço público, dar visibilidade à cultura e evidenciar o trabalho das mulheres”, afirmou Paula. 

A prefeita destacou a tradição da autarquia municipal em associar as revitalizações das unidades de saneamento à arte popular, referindo-se à atividade realizada na caixa d’água do Areal, em outubro, também marcada por um encontro de grafite. A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, mencionou que unir estas duas áreas é uma garantia de retorno positivo a quem mais deve se beneficiar com ações desta natureza: a população. 

Arte também é inspiração

Agner, de 11 anos, é a prova disso. Morador das redondezas, o menino aproveitou a oportunidade para interagir com todas as artistas, manusear as tintas e perguntar sobre o universo do grafite. Não demorou muito para que o pequeno conquistasse o carinho das participantes e conseguisse um espaço no muro para registrar a sua marca, sob a orientação e dicas das meninas. “Ele é muito habilidoso”, disse Luiza Câmara, que dividiu os seus pincéis com Agner.

Agner aproveitou a oportunidade para colorir o muro junto com as artistas - Foto: Luiza Meirelles

Oportunidade que dá visibilidade

As artistas do Safosapa, Fernanda Öberg e Renata Lopes, elogiaram a iniciativa do Sanep pois, segundo elas, momentos como este são importantes para dar visibilidade à atuação das mulheres. “Estamos muito contentes. Criar essa oportunidade é uma forma de proporcionar que mais pessoas e lugares possam conhecer e acolher o nosso trabalho”, frisou Renata.

Além delas, integram o Elas na Rua e colaboram para a requalificação do R3 as artistas Kmara, Black Cat, Mariana Pouey, Jessica Porciuncula, Joy, Rosana Louzada, Ametista, Assma, Cricri, Duda Peroba, Jaya, Lea, Pixatriz, Quetelim Andreoli, Tiffany Faniquita e Yas Monteiro.

Foto: Matheus Cabistany

Tags

sanep, caixa d'água, porto, arte, elas na rua, mulheres, cultura, reservatório, sanep, caixa d'água, porto, arte, elas na rua, mulheres, cultura, reservatório, sanep, caixa d'água, porto, arte, elas na rua, mulheres, cultura, reservatório