Sanep retoma serviço em Pelotas nesta semana, depois de suspendê-lo em fevereiro devido à estiagem
06/07/2020 | 03:07:04
A partir desta segunda-feira (6), o Sanep reinicia o atendimento a novas ligações de água em Pelotas, depois de suspender o serviço por quatro meses em função da grave estiagem que atingiu a cidade e a região. Cerca de mil solicitações estão pendentes e, para respondê-las com agilidade, mais de uma frente de trabalho atuará simultaneamente. Pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos terão prioridade na força-tarefa.
Os novos pedidos de ligação, que podem ser feitos pelo proprietário do imóvel ou pelo procurador legalmente constituído, devem ser enviados para o e-mail sanep.dac.atendimento@gmail.com, contendo documentos escaneados e dados da residência. Na mensagem, o solicitante precisa informar quantas pessoas residem na casa; se o local é sobrado; se a moradia conta com caixa d’água; e se a rua é asfaltada, calçada ou de chão batido.
É necessário encaminhar os números do CPF e do RG (ou da Carteira Nacional de Habilitação ou da Carteira de Trabalho), telefone para contato e o número de inscrição junto ao Sanep – caso já exista em função da taxa do lixo. Também é preciso mandar o documento de propriedade do imóvel (certidão de registro) e a área construída que o imóvel tem ou terá. O e-mail será respondido com um número de requerimento e o contrato, que deverá ser impresso, assinado, escaneado e enviado novamente.
A autarquia ainda enviará um material explicativo sobre a acessibilidade do cavalete – estrutura que liga a tubulação à rede de distribuição de água – para estar de acordo com o padrão. O Sanep destaca que ele precisa estar pronto e acessível quando a equipe for instalar o hidrômetro. A ligação da água deve estar concluída para o morador poder solicitar a ligação do esgoto.
Se o pedido for para imóvel acima de 159 m² ou comércio, o alvará de projeto hidrossanitário também necessita ser encaminhado. Da mesma forma, sendo o caso de firma ou empresa, o Contrato Social ou o Comprovante de Empresário Individual precisa ser apresentado. Mais informações podem ser requisitadas pelos números 3026-1126 ou 98417-0008 (apenas WhatsApp).
As novas ligações de água foram suspensas em fevereiro pelo decreto municipal 6.243, que delimitava medidas para amenizar os reflexos da estiagem. Na última semana, um novo decreto publicado autoriza a retomada do serviço e acrescenta outra proibição para o uso de água potável. Com a legislação, os moradores ficam impedidos de repor totalmente ou trocar a água de piscinas, lavar veículos, prédios e calçadas, e irrigar gramados, hortas, jardins e floreiras.
O que: novas ligações de água
Quem pode solicitar: proprietário ou procurador legalmente constituído
Como: enviando documentos escaneados do solicitante e do imóvel para sanep.dac.atendimento@gmail.com
Documentos escaneados: CPF, RG (ou CNH ou Carteira de Trabalho), Certidão de Registro do Imóvel e projeto hidrossanitário (para imóveis com mais de 159 m² ou comércio)
Dados adicionais: telefone para contato, área construída do imóvel, número de inscrição no Sanep (se houver), quantas pessoas moram na residência, se ela é sobrado ou não, se tem caixa d’água e a condição da rua.