Pelotas está entre melhores cidades do país em Índice Anual de Sustentabilidade

Município é destaque pela atuação no setor de resíduos sólidos em ranking que avalia as cidades com mais de 250 mil habitantes

11/12/2024 | 12:12:13


Pelotas está entre os dez melhores municípios do Brasil no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) de 2024. Na sua nona edição, o Islu, publicado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), avalia a adequação da gestão dos resíduos sólidos das cidades do país, ranqueando as localidades acima de 250 mil habitantes conforme critérios específicos de sustentabilidade. O município obteve a maior pontuação entre os gaúchos e ficou com a 10ª colocação em nível nacional. 

A prefeita Paula Mascarenhas parabenizou a equipe da autarquia pelo reconhecimento alcançado: “O caminho até aqui foi árduo, mas temos mostrado um trabalho competente e inovador, que coloca nosso município como referência em sustentabilidade no Brasil. Um orgulho que compartilho com a equipe talentosa e eficiente do Sanep”.

A diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, esteve presente no evento de lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos e do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, na segunda-feira (9), em São Paulo, para receber a homenagem pela colocação local. “Essa classificação é recompensa do trabalho sério e com muita dedicação. Cada um tem sua parcela de contribuição nessa conquista. Sempre tivemos o reconhecimento da população como serviço municipal melhor pontuado, reconhecimento estadual e federal para projetos e, agora, o nacional para o eixo resíduos sólidos. A sensação que fica é de orgulho e dever cumprido”, salienta.

Diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, no evento de lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos e do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, em São Paulo, na segunda-feira (9). Foto: Divulgação.

A pontuação da pesquisa considera fatores como engajamento da população, impacto ambiental e sustentabilidade financeira e tem como base os dados fornecidos pelos municípios ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Para o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders) da autarquia, Edson Plá Monterosso, a classificação é resultado dos significativos avanços do setor ao longo dos anos. “É espetacular esse reconhecimento e homenagem. Nunca atingimos essa classificação antes. É algo para se comemorar muito”, comenta.

Atualmente, Pelotas conta com 100% da cidade atendida pela coleta de resíduos, tanto orgânica quanto seletiva, cinco Ecopontos, sendo o Ecoponto Gotuzzo um dos mais completos do país com o Posto de Entrega Voluntária (PEV) disponível 24 horas por dia, para descarte de materiais recicláveis, e coleta e tratamento da totalidade dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados por estabelecimentos de saúde de responsabilidade do município, como o Pronto Socorro e UBSs. 

Pelotas possui 100% do município atendido pela coleta seletiva de porta em porta. Foto: Divulgação.

Além disso, a cidade possui um dos melhores índices, em nível nacional, de reaproveitamento de resíduos recicláveis e a primeira Usina de Reciclagem de Óleo Saturado do Brasil, criada devido ao Projeto Óleo Sustentável, que transforma óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza, totalmente implantada com recursos públicos e operada por uma cooperativa. A iniciativa já foi reconhecida em premiações estaduais e nacionais.


Tags

Sanep, Índice Anual de Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Sanep, Índice Anual de Sustentabilidade, Resíduos Sólidos