Sanep investe R$ 800 mil na implantação do sistema coletor de esgoto cloacal em toda a extensão da via, beneficiando mais de 200 residências
03/02/2022 | 12:02:07
A prefeita Paula Mascarenhas vistoriou, na manhã desta quinta-feira (3), a obra de instalação da rede de esgoto cloacal na rua Rudi Bonow, nas Três Vendas. Mais de R$ 800 mil são investidos pelo Sanep para executar o projeto, que contempla toda a extensão da via – cerca de 1 km – e ampliará o sistema coletor de efluentes na zona norte da cidade. Ao lado do vice Idemar Barz e da diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, a prefeita acompanhou a evolução da obra iniciada há duas semanas pelo Departamento de Obras do Sanep.
Paula assinalou os reflexos positivos do serviço para a região e para o saneamento básico de Pelotas, destacando que a nova tubulação permite que outras melhorias cheguem à rua, como a pavimentação – otimizando o trabalho e evitando futuras escavações. Ela ainda pontuou a relevância da ação para ampliar o índice de tratamento de esgoto no município, uma vez que a rede estará conectada à Estação de Tratamento (ETE) Novo Mundo, em construção na avenida Francisco Caruccio.
“É uma obra importantíssima pela questão do esgoto, que será conduzido pelo coletor geral da avenida Fernando Osório [CG3] até a ETE, e também porque deixará a via pronta para buscarmos recursos que permitam sua pavimentação. O serviço causa alguns transtornos, mas o seu resultado deixará muitos benefícios”, frisou a prefeita, salientando o compromisso feito à comunidade local e o primeiro passo dado em direção a cumpri-lo, a partir da obra do Sanep.
O projeto beneficia cerca de 200 residências, inicialmente, mas o número pode dobrar já que a rede coletora está dimensionada para futuras expansões. Sidomar Zarnott, residente há 50 anos na Rudi Bonow, afirma que o barulho das máquinas e a mudança na rotina da via com o avanço da obra não são motivos de incômodo, considerando a sua finalidade. “Aguardamos pela pavimentação da rua, que será muito importante para nós, então ver este trabalho é um bom sinal” afirmou.
Elevar o índice de dejetos coletados e tratados no município corresponde ao principal objetivo do Sanep nesta área do saneamento, aponta a diretora-presidente, uma vez que a ampliação do sistema representa uma significativa melhora na saúde pública, no bem-estar das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. “Nossos esforços e planejamento estão voltados para isso, concentrando a atenção e o trabalho, principalmente, na conclusão da obra da estação Novo Mundo, que contemplará cerca de 80 mil pelotenses”, frisou Michele.
Antes do início do serviço, o setor de Assistência Social do Sanep percorreu a rua para conversar com os moradores, de porta em porta, a fim de explicar a movimentação que iriam presenciar a partir dos próximos dias. A equipe forneceu orientações sobre a duração do serviço, previsto para terminar no primeiro trimestre do ano, lembrando-os de que, apesar do transtorno passageiro gerado pelas escavações, a obra refletirá em melhorias permanentes.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira (PTB), e as equipes de Engenharia e de Fiscalização do Sanep também acompanharam a vistoria nesta quinta.