Arte em grafite, feita por artista local, dá nova identidade ao espaço onde fica o maior reservatório do Município
21/10/2021 | 04:10:30
Quem passar pela conhecida caixa d’água do Laranjal — ponto de referência para os pelotenses no trajeto do Centro ao bairro —, situada no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura, vai perceber que o local está sendo repaginado. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou, na tarde desta quinta-feira (21), o desenvolvimento da arte que está sendo realizada em grafite no muro que cerca o reservatório R15.
A iniciativa do Sanep, com a colaboração da Secretaria de Cultura (Secult), é uma forma de fortalecer a cultura da cidade através da oportunidade de difundir o trabalho de artistas locais em um espaço de grande visibilidade.
"Nós incentivamos a arte inclusiva. Estamos promovendo não somente a qualificação do espaço público, mas também a valorização de artistas pelotenses", destaca Paula. Segundo a chefe do Executivo municipal, a intenção é expandir a ideia para diferentes prédios do Município.
O R15 possui capacidade de armazenamento de 3 mil metros cúbicos, sendo o maior entre os 24 reservatórios que abastecem o Município. Desde 2018, ele integra um sistema inovador de tratamento e distribuição de água, feito por meio de estações de tratamento móveis, com duas estruturas conectadas à caixa d’água.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, celebrou a oportunidade de aliar o abastecimento de água com o cenário de valorização da arte em Pelotas.
“Para nós é uma honra. O R15 é o nosso maior reservatório e, certamente, um dos mais conhecidos por parte da população. A manifestação cultural em um espaço tão relevante para a cidade, além de ser esteticamente linda, é essencial”, pontua.
O grafite está sendo produzido pelo artista pelotense Gabriel Veiz, de 34 anos — 23 deles dedicados à arte. Ele também foi o responsável pela pintura na área externa do Ecoponto JK, no final de julho. “Estou muito feliz com a oportunidade. É uma forma que temos de fazer a arte chegar até as pessoas e inspirá-las. Os moradores daqui passam, veem um muro colorido, com toda uma história contada pelo desenho e elogiam bastante”, comenta Veiz.
Também estiveram presentes na vistoria o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e o diretor de Manifestações Populares da Secult, André Muller.