Projeto Óleo Sustentável completa três anos acumulando cerca de 45 toneladas de sabão produzidas a partir da reciclagem em Pelotas
16/11/2022 | 12:11:09
No mês em que o projeto Óleo Sustentável, do Sanep, completa três anos, não faltam motivos para comemorar. Um deles aconteceu nesta quarta-feira (16), com o lançamento de novos pontos de descarte do material em três locais da cidade: no Pop Center, na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS) e no Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A prefeita Paula Mascarenhas participou do evento realizado na praça Cipriano Barcelos, ao lado do centro popular de compras, e enfatizou o papel da iniciativa pelotense que, hoje, já é referência nacional no nicho de reciclagem.
“Esse projeto, desde o início, só nos enche de orgulho. A população de Pelotas aderiu e colaborou para consolidar a proposta, unindo educação, preservação ambiental e responsabilidade social. É um exemplo de que vale a pena despertar a consciência para o que realmente importa: a qualidade de vida das pessoas e o cuidado com o planeta”, salientou a prefeita.
Além do convênio com a cooperativa Nova Esperança, onde fica a usina de processamento, o papel social do projeto também ficou evidenciado durante a pandemia, lembrou o idealizador do Óleo Sustentável e coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso. “No período mais crítico, encaminhamos 100% da produção aos centros de saúde para auxiliar no combate ao vírus”, disse, complementando que é mensal a destinação dos materiais de limpeza a 20 instituições.
As doações serão ampliadas com o convênio firmado entre o projeto e a Secretaria de Assistência Social, simbolizada nesta quarta pela entrega de 500 unidades de sabão. “Com um ponto de coleta na secretaria, também vamos cooperar com esta rede de sustentabilidade, destinando corretamente o óleo usado no Restaurante Popular e em outros serviços geradores do resíduo”, afirmou o secretário Tiago Bündchen .
A prefeita explicou que os sabões vão integrar as cestas básicas entregues pelo Município, auxiliando nas rotinas de higiene e limpeza das famílias em situação de vulnerabilidade social.
As três estruturas anunciadas somam-se a outras 23 já distribuídas pela cidade, em espaços de ampla visibilidade, como supermercados e postos de gasolina, e lugares estratégicos como o Mercado Central e o Parque Una. É o caso dos pontos recém-inaugurados, ressaltou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, já que os três locais estão na área central da cidade e são parte do trajeto diário de milhares de pelotenses - facilitando o descarte correto do óleo de cozinha usado, um produto altamente contaminável e prejudicial ao meio ambiente.
“Essa iniciativa é um símbolo de sustentabilidade e economia para o município, e de emprego e renda para as famílias da cooperativa de reciclagem. Os números alcançados desde 2019 são exemplo do seu sucesso”, frisou. A gestora referiu-se ao montante significativo de óleo coletado e de produtos gerados através do projeto desde a sua criação: 55 mil litros retirados do meio ambiente e 45 toneladas de sabão reciclado, respectivamente.
Também assinou o termo de colaboração, junto ao Sanep, a gerente do Pop Center, Jéssica Medina Shalaldeh.
Idealizado em 2019 para aumentar a conexão do Óleo Sustentável com a comunidade - principalmente com as crianças - o mascote Graxinha foi apresentado em Pelotas pela primeira vez. Com características de super-herói, ele é um importante aliado para as ações de divulgação do projeto e, agora que saiu das telas para o mundo real, um reforço de peso nas futuras atividades de educação ambiental.