Sanep investe mais de R$ 1,5 milhão para construir a estrutura que aumentará em seis vezes a capacidade de armazenamento de água
20/01/2022 | 06:01:53
A prefeita Paula Mascarenhas vistoriou, na tarde desta quinta-feira (20), a construção do novo reservatório de água no Balneário dos Prazeres, conhecido como R11. Acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz e pela diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, Paula avaliou a evolução da obra, iniciada pela autarquia em setembro de 2021, e enfatizou que a estrutura refletirá positivamente no abastecimento do bairro e da Colônia Z3.
“É uma obra muito importante para qualificar o volume do reservatório e a pressão da água que chegará aos moradores do Balneário dos Prazeres e da Z3, o que, indiretamente, também beneficiará os outros balneários. É uma melhoria no abastecimento que a nossa comunidade da praia merece”, salientou a prefeita.
Com investimento superior a R$ 1,5 milhão – de recursos próprios da autarquia –, o novo reservatório vai substituir a parte elevada do sistema atual, em operação no Barro Duro. Assim que for finalizada a obra, o R11 terá volume seis vezes maior, uma vez que passará de 40 para 250 metros cúbicos, além de ganhar o dobro de altura.
“A construção impacta significativamente na infraestrutura do Laranjal, pois garante o aumento do potencial de distribuição de água e viabiliza maior estabilidade no seu fornecimento”, destaca a diretora-presidente do Sanep, mencionando o crescimento populacional na região e a possibilidade de expandir a capacidade de reservar água tratada a partir da nova estrutura. Assim, o R11 terá um desempenho melhor e situações pontuais de desabastecimento poderão ser evitadas.
Vencidas as fases de fundação, com o estaqueamento no local, e de estruturação dos blocos, a obra voltou-se para a concretagem de pilares e vigas, sendo que os dois primeiros níveis já foram executados. No momento, está sendo feita a armação e a montagem das fôrmas do terceiro e penúltimo patamar, explica o engenheiro civil do Sanep, Tiago Lopes. Em seguida, será contemplada a construção do fundo, das paredes e da tampa do novo reservatório para, então, concluir as devidas instalações hidráulicas e elétricas antes de iniciar a sua operacionalização.
Na avenida Amazonas, no Balneário dos Prazeres, estão situados os reservatórios R11 e R11T — estrutura elevada — com capacidades de 500 metros cúbicos e 40 metros cúbicos, respectivamente. O conjunto é conhecido, popularmente, apenas como R11. O novo reservatório elevado será duas vezes mais alto e terá 250 metros cúbicos de volume. A empresa RK Benetti Engenharia Ltda é a responsável pela construção, que não interfere no abastecimento do bairro. A previsão é de que a obra seja concluída até o final deste ano.