Mais de cem profissionais atuam no trabalho de limpeza e recolhimento de entulhos nos balneários Valverde e Santo Antônio desde a manhã desta sexta-feira
07/06/2024 | 03:06:03
Com o escoamento das águas na maioria dos pontos que estavam alagados na praia do Laranjal, equipes de diversas secretarias municipais deram início a um mutirão de limpeza no local. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a largada dos trabalhos que começaram pelos balneários Valverde e Santo Antônio, nas áreas mais atingidas pela enchente, com cerca de 120 profissionais do município e da empresa Sersul.
Antes do começo dos serviços, a chefe do Executivo enalteceu a importância, em especial, deste trabalho para recuperação da cidade e, principalmente, de ajuda à população que ainda avalia os prejuízos e se desfaz do que foi perdido.
"Teve muita gente com prejuízos materiais e agora o que precisamos é mostrar força, resiliência, coragem e união neste recomeço, nesta reconstrução. Nós todos somos servidores públicos, temos a missão de atender a população que é quem nos sustenta e nunca precisou tanto de nós como agora. Por isso, peço a todos que neste trabalho empreguem toda essa determinação e emoção para mostrarmos o quanto nós somos capazes e vamos reerguer Pelotas", disse Paula, motivando as equipes.
Integram o mutirão cerca de 120 profissionais, entre equipes da secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), da Assistência Social (SAS) que até o final da manhã atendeu 125 famílias com a distribuição de materiais de higiene e limpeza, da Secretaria de Obras (Smop), com a recuperação de vias pavimentadas, e do Sanep.
Conforme a titular da Ssui, Lúcia Amaro, as equipes da Sersul que atuam nos trabalhos de drenagem, roçado, limpeza, pintura de meio fio e varrição contam com oito caçambas, oito retroescavadeiras e dois tratores, além dos equipamentos de drenagem. "Esses serviços já vinham sendo feitos pela Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) do Laranjal, mas agora, com a retomada dos serviços de limpeza nas casas, vai gerar um volume maior de entulhos e objetos inservíveis, e a gente reforçou as equipes e maquinários para não deixar esse material em via pública, agilizar o processo e recolher de forma mais rápida", explicou.
Ainda conforme Lúcia, as pessoas que não começaram a limpeza por ainda terem água nos pátios poderão fazer o descarte à medida que retornarem para suas casas, já que o recolhimento será gradativo e contínuo. O mutirão seguirá pelos próximos dias, com serviços inclusive neste fim de semana.
Conforme a diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, um local próximo ao Ecoponto do Laranjal foi preparado para servir de armazenamento temporário de resíduos classe 2, que são entulhos de madeira, móveis e eletrônicos. Posteriormente, serão encaminhados para o ponto de transbordo e destinação final. O descarte, nesse espaço, poderá ser feito das 7h às 19h. O Ecoponto do Laranjal também voltou a funcionar nesta sexta-feira das 8h às 17h. Também vai estar aberto neste sábado. O espaço fecha às 12h e reabre às 13h. Até o começo da tarde já haviam sido recolhidos cerca de 180 metros cúbicos de entulho.
O vereador Cristiano Silva (União)também acompanhou o início do mutirão na praia do Laranjal.