Ferramenta Civil Control auxilia no acompanhamento das obras executadas por terceiros, contratados pela autarquia, garantindo maior eficiência, transparência e segurança
17/08/2023 | 05:08:31
Para aprimorar a fiscalização das obras de infraestrutura, que visam qualificar os serviços de abastecimento de água, esgoto e drenagem urbana no município, o Sanep adquiriu novo sistema de gestão de obras. A plataforma Civil Control é utilizada para otimizar o acompanhamento das atividades executadas por terceiros, contratados pela autarquia, garantindo maior eficiência, transparência e segurança durante o processo.
Com as funcionalidades oferecidas pelo sistema, é possível realizar o monitoramento constante das obras, o planejamento integrado com cronogramas detalhados e, também, anexar a documentação necessária, possibilitando a organização de relatórios e registros. Além disso, a ferramenta facilita a comunicação entre os servidores do Sanep e as empresas terceirizadas, garantindo a colaboração das equipes e a rápida resolução de eventuais problemas.
De acordo com o engenheiro civil da autarquia, Tiago Lopes, a implementação do Civil Control permite automatizar as tarefas a serem executadas, bem como aperfeiçoar o trabalho de fiscalização para torná-lo mais preciso e eficaz.
“A utilização do sistema torna os nossos processos mais ágeis e confiáveis, proporcionando uma visão abrangente e em tempo real de cada etapa do processo. Isso nos possibilita otimizar os serviços, melhorar a coordenação entre as equipes e entregar resultados melhores à população”, salientou.
Além de modernizar a maneira como a autarquia monitora as obras realizadas por terceiros, o objetivo, ao adquirir a ferramenta, é instituir o Building Information Modeling (BIM), uma abordagem que integra informações de projetos e de construção em modelo virtual. Essa tecnologia acompanha a obra em todo o seu ciclo, desde a fase de planejamento até a sua execução e manutenção.
O sistema foi implementado em julho, após a realização de treinamento com os servidores da autarquia e representantes das empresas contratadas. Para viabilizar o acompanhamento das atividades, os fiscais do Departamento de Obras do Sanep receberam tablets para operar a plataforma e, atualmente, estão em processo de adaptação.