Serviços de drenagem urbana são constantes em toda a cidade
28/03/2023 | 03:03:34
A manutenção das estruturas do sistema de macrodrenagem de Pelotas é essencial para o saneamento básico e à rotina da população. O Sanep, responsável pelo trabalho, mantém cronograma constante, executado pelo Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) e, desde o início de 2023, realizou a limpeza e desobstrução de dez canais, além da ampliação e conservação da rede pluvial. Os serviços somam cerca de oito quilômetros de extensão.
As mais recentes intervenções do Sanep de ampliação da drenagem urbana na cidade correspondem à instalação de tubulação em trecho de 200 metros no balneário dos Prazeres, no entorno do reservatório R11, e em aproximadamente 300 metros na rua 29 de Junho, nas proximidades do Parque Una no Areal. A colocação da tubulação de 600 milímetros nos locais garante maior eficácia no escoamento da chuva dos bairros.
O chefe do Dedu, Aldemir Silveira, destaca a importância de manter os serviços de macrodrenagem de forma constante durante o ano. “É imprescindível que as obras de drenagem ocorram de forma ininterrupta para atender às necessidades do Município, que está em constante desenvolvimento, e da população quanto ao sistema pluvial”, salienta.
O Sanep desenvolve trabalho contínuo de limpeza, retirada de vegetação excessiva e de materiais descartados de maneira incorreta nos canais de drenagem. É um serviço de prevenção e preparação para os períodos chuvosos, que é mantido mesmo com os baixos índices pluviométricos dos últimos meses, de acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.
“Apesar de vivenciarmos um período de estiagem e baixa exigência do sistema pluvial, o nosso trabalho segue de forma permanente para evitar problemas de alagamentos quando voltar a chuva expressiva no Município”, pontua a gestora.
A rotina de serviços de drenagem da autarquia integra o cronograma de limpeza de canais implementado em Pelotas há sete anos. No ano passado, o Sanep atingiu a marca de 50 quilômetros de estruturas desobstruídas. Mais de 10 mil metros cúbicos de vegetação excessiva e de resíduos descartados incorretamente, como eletrodomésticos, pneus e partes de veículos, foram removidos. Em 2023, os canais que receberam manutenções nos três primeiros meses estão localizados nas ruas 29 e Comendador Rafael Mazza, além das avenidas Brasil, Fernando Osório, Ildefonso Simões Lopes, Pinheiro Machado e Theodoro Müller, na Guabiroba, e o canalete da rua General Argolo. Cerca de três mil metros cúbicos de materiais já foram recolhidos das estruturas.