Mais de 4,6 quilômetros de rede serão instalados para escoamento da chuva em vias com problemas crônicos de alagamentos nas Três Vendas
02/12/2021 | 03:12:18
Nesta semana, o Sanep avança com a ampliação da rede de drenagem na zona norte da cidade. A obra, que corresponde à instalação de mais de 4,6 quilômetros de tubulação, para qualificar o escoamento da água da chuva, começou pela praça 1º de Maio (Praça do Colono), no início do trajeto que percorrerá outras ruas das Três Vendas, como Paulo Marcant e Zola Amaro - vias com problemas crônicos de alagamentos.
Equipes trabalham na região desde o final de semana, com a colaboração dos agentes de Trânsito para sinalizar o tráfego e orientar motoristas, ciclistas e pedestres. Cerca de 120 metros de rede já foram instalados nos últimos dias, completando o trecho referente à Praça do Colono. A próxima etapa começa ainda nesta semana, com a travessia de aproximadamente 95 metros de rede de drenagem no trajeto que liga a avenida Fernando Osório até a rua Alexandre Vieira da Cunha.
A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, reforça que o projeto é importante para agilizar o escoamento pluvial na localidade, principalmente, em dias de chuvas volumosas.
“Todo o investimento na qualificação da drenagem urbana reflete no desenvolvimento do Município e no bem-estar da população”, pontua a gestora.
Além de beneficiar centenas de moradores do bairro Moradas de Nazareth, a ampliação do sistema também contemplará duas instituições assistenciais situadas na rua Zola Amaro, que desempenham trabalho filantrópico importante na cidade – a Escola Especial Professor Alfredo Dub e o Cerenepe. A construção das galerias pluviais, que receberá o investimento de R$ 2,5 milhões, também deixará trechos das ruas Quíncio Barcelos e Zola Amaro prontos para receber nova pavimentação em asfalto, através de emenda destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) informa que, para a viabilizar o prosseguimento da obra do Sanep, a esquina da avenida Fernando Osório com a Praça do Colono continuará bloqueada (sentido bairro/Centro). O fluxo da rua Marcilio Dias teve o acesso à avenida Fernando Osório liberado sentido Centro/bairro e o contorno para a avenida Francisco Caruccio está normalizado. O trânsito da Fernando Osório em direção ao bairro continua livre. Os ônibus do transporte coletivo não estão passando na Fernando Osório entre a praça e a rua Lindolfo Color. O trajeto alternativo é pela rua Marcílio Dias.