Próxima etapa do certame deve ocorrer dia 23 de maio, respeitando protocolos de biossegurança preconizados pela OMS e Ministério da Saúde
29/03/2021 | 11:03:16
Suspenso desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o concurso público do Sanep deverá ter continuidade com a aplicação das provas objetivas no dia 23 de maio de 2021. A previsão foi anunciada pela autarquia e pela Legalle Concursos – empresa responsável pela organização do certame – nesta segunda-feira (29), juntamente à projeção dos protocolos de biossegurança trabalhados para dar sequência ao processo.
A Comissão Organizadora do Concurso, formada por servidores de carreira do Sanep, salienta que a oficialização da data dependerá exclusivamente do panorama vivenciado pela região de Pelotas em relação à pandemia no mês de maio, ou seja, não está descartada a necessidade de alterar o dia da prova até lá, considerando o contexto causado pelo coronavírus.
O protocolo para a realização do concurso, preconizado a partir de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a peça-chave estudada pela autarquia e pela Legalle para que o certame seja realizado de forma segura em maio.
Mais de 25 ações antes, durante e depois do concurso serão executadas, incluindo medidas de triagem na entrada dos candidatos, disponibilização de álcool gel, garantia de ambientes ventilados e retificação do edital com orientações detalhadas aos inscritos para o dia da prova.
O Edital retificado com o novo cronograma e demais informações oficiais sobre o concurso podem ser acessados no site da Legalle Concursos.
Aplicação das provas
Entre as providências que serão tomadas, está o aumento do tempo entre a abertura e o fechamento dos portões para evitar aglomerações, a higienização com álcool 70% de superfícies como corrimãos, mesas e cadeiras, aferição da temperatura dos participantes, interdição de bebedouros comunitários, redução do número de candidatos por sala, orientação ao uso individual de caneta, inclusive para assinaturas em lista de presença, e controle em relação ao uso correto da máscara, que deve ser utilizada constantemente cobrindo inteiramente a boca e o nariz.
Um questionário online também deverá ser direcionado aos candidatos nos dias antecedentes à prova, a fim de mapear as suas condições de saúde. Da mesma forma, os participantes que, em até dez dias depois, apresentarem sintomas de infecção pelo SARS-CoV-2 ou que apresentarem testagem positiva, deverão notificar a Legalle, para que a banca emita uma nota de alerta a todas as pessoas que compartilharam a mesma sala de prova.
Relembre
O concurso público do Sanep teve 15.999 inscrições registradas entre fevereiro e março do ano passado, com destaque para os cargos de escrevente e operador de sistema hidráulico, que representam mais da metade dos candidatos: 8,2 mil e 1,6 mil inscritos, respectivamente. As provas do certame, que oferece 72 vagas para 23 cargos de níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior, seriam aplicadas no dia 3 de maio de 2020, mas, devido ao avanço da pandemia no país, foram suspensas pelo Sanep ainda em março visando à prevenção do vírus e à segurança dos envolvidos.