Sanep apresenta revisão de tarifa devido ao reajuste da energia

Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o reajuste anual nas tarifas de energia da CEEE, dando aval para aumento de 33,54% às indústrias

02/05/2018 | 04:05:44


      Em publicação oficial nesta quarta-feira (2), o Sanep informa que haverá revisão extraordinária na tarifa de água, esgoto e serviço básico a partir de 1º de junho devido ao reajuste anual nas tarifas de energia da CEEE, autorizado em 33,54% às indústrias, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como o sistema de abastecimento em Pelotas não funciona por gravidade e depende da energia elétrica, haverá uma reposição de 1,99% na tarifa para cobrir o aumento dos gastos do Sanep.

      O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, destaca que atualmente o principal custo do Sanep, depois da folha de pagamento dos servidores, é a energia elétrica. 

“Não vamos aumentar a nossa arrecadação com a reposição de 1,99% na tarifa, apenas vamos repor o valor gasto com o reajuste do preço da energia elétrica autorizado pela Aneel”, afirma Garcia. 

      A Lei do Saneamento nº 11.445/1997 prevê reposição da tarifa da água em casos que ocorra o aumento extraordinário de um dos principais insumos à empresa. O tema foi apresentado e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Sanep durante sessão ordinária na última semana.

      A mesma publicação atualiza o valor anual conforme previsto na Lei Municipal nº 6.411/2016 da taxa da coleta de Destinação Final de Resíduos Sólidos a partir de 1º de junho, com base no cálculo da Unidade de Referência Municipal (URM).

      Confira a tabela com os valores cobrados a partir de 1º de junho com a revisão da tarifa de água, esgoto e serviço básico:


Tags

revisão da tarifa