Instalação de macromedidores contribui para medir a vazão de produção e distribuição de água, auxiliando no controle e gestão de perdas
19/04/2024 | 04:04:17
Em continuação às iniciativas voltadas para o controle de perdas de água, o Sanep realiza, nesta semana, a instalação dos macromedidores na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinnott. Os equipamentos têm a capacidade de medir grandes vazões, permitindo maior controle entre a produção e a distribuição de água nas unidades de tratamento e nos reservatórios do município. Ao todo, serão instalados 23 macromedidores em pontos estratégicos do sistema de abastecimento. O cronograma de serviços se estenderá até maio.
Conforme o engenheiro civil e assessor de Planejamento do Sanep, Tiago Lopes, a instalação desses dispositivos auxilia na análise da relação entre a quantidade de água captada, tratada e distribuída à população. Assim, ao identificar com exatidão as perdas físicas ou aparentes, como vazamentos nas adutoras e na rede de distribuição, problemas nos hidrômetros dos imóveis, decorrentes de ligações clandestinas, erros de medição, fraudes e mau funcionamento dos equipamentos, por exemplo, é possível intervir para combater as perdas em todas as fases, desde a captação até o consumo, buscando soluções para esses desafios.
¨Ao fornecer dados precisos sobre as vazões de água produzida, distribuída e consumida, os macromedidores ajudam as companhias de saneamento a identificar áreas de vazamento e desperdício, facilitando a implementação de medidas corretivas eficazes¨, explicou.
A iniciativa faz parte do conjunto de medidas que a autarquia tem adotado nos últimos anos para diminuir o índice de perdas de água potável em Pelotas. Entre elas, a inauguração do Centro de Controle e Operação (CCO), a reestruturação do Núcleo de Controle de Perdas, a transição para o novo sistema comercial, que facilita o acesso aos dados de consumo integrando os sistemas comercial e operacional, a identificação de vazamentos ocultos e detecção de fraudes, substituição de hidrômetros e migração do cadastro de georreferenciamento para o Sistema de Informação Geográfica (SIG). De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, serão investidos cerca de R$ 2 milhões, a curto prazo, no programa de controle e gestão de perdas.
A implementação dos macromedidores está em conformidade com as diretrizes do Novo Marco Regulatório do Saneamento, o qual estabelece a meta de reduzir o índice de perdas na distribuição de água tratada para 25% até dezembro de 2033, visando melhorar a eficiência e a sustentabilidade do setor de saneamento básico no Brasil. Essas medidas garantem o uso racional dos recursos hídricos e a oferta de serviços de qualidade à população.
O cronograma para a instalação dos macromedidores terá continuidade nas próximas semanas, com conclusão prevista para maio. As próximas áreas a serem equipadas são as Estações de Tratamento Santa Bárbara e Moreira. Em seguida, os equipamentos serão instalados nos reservatórios R1, R3, R4, R5, R7, R8, R11, R12 e R15, responsáveis por abastecer diversas regiões da cidade, como Areal, Porto, Fragata, Centro, Laranjal e Três Vendas.
Na quarta-feira (17), ocorreu o treinamento dos servidores que atuam no setor operacional das estações de tratamento de água, em conjunto com representantes da Augen — empresa contratada, por meio de licitação, para desenvolver e operar o sistema do CCO em colaboração com os técnicos da autarquia. Nessa fase inicial, os servidores serão encarregados de inserir manualmente no sistema os dados registrados nos macromedidores. Posteriormente, o processo será totalmente automatizado. Ainda neste mês, as equipes que operam nos reservatórios também receberão o mesmo treinamento.