A destinação correta do material, feita pelos pelotenses, rendeu 25 mil quilos de barras de sabão e 1,5 mil litros de detergente
07/01/2022 | 04:01:22
Ao longo dos últimos 12 meses, o projeto Óleo Sustentável, do Sanep, coletou 30 mil litros de óleo de cozinha, usado em Pelotas, que serviram como matéria-prima para a produção de milhares de unidades de detergente líquido e barras de sabão. O número expressivo demonstra o quanto a população tem apoiado e colaborado para a iniciativa se expandir e seguir contribuindo para a destinação correta do material que, quando descartado incorretamente em pias ou vasos sanitários, polui águas e prejudica a sobrevivência de espécies aquáticas.
Somente em 2021, a fabricação correspondeu a 25 mil quilos de barras de sabão e 1,5 mil litros de detergente, a partir da coleta do óleo saturado recolhido nos pontos disponibilizados pelo Município. A Usina de Processamento, localizada na Cooperativa Nova Esperança, foi a primeira inaugurada no Rio Grande do Sul e tem capacidade diária para produzir cerca de 150 quilos de sabão e 80 litros de detergente - número que pode triplicar caso haja demanda.
Destino
Os materiais de limpeza são usados nos prédios do Sanep - o que gera economia de recursos públicos e contribui para o meio ambiente -, além de serem destinados a moradores, em diversas ações sociais realizadas pela autarquia no Município, como forma de estimular a adesão de mais pessoas ao projeto. Os itens também são doados a várias instituições da cidade, como hospitais, unidades de saúde e filantrópicas. A Sociedade Pelotense de Auxílio aos Necessitados, a Paróquia Nossa Senhora da Luz, o Centro Espírita Paz Luz Caridade, a Comunidade Graça e Vida, o Centro de Eventos na Vacinação e o C.E.U Xango das Matas são algumas organizações beneficiadas.
Em julho de 2021, foi firmada a parceria com o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, garantindo a doação de materiais de higiene para a organização. A entidade atende cerca de 1,3 mil famílias pelotenses, com distribuição de cestas básicas de alimentos – que, agora, contam com os itens de limpeza.
Conheça o projeto
O projeto Óleo Sustentável foi criado em 2019 pelo Sanep, com o intuito de reaproveitar o óleo de cozinha saturado e transformá-lo em produtos de limpeza e higiene. São mais de 20 pontos para coleta espalhados pela cidade, que possibilitam descartar o produto e contribuir para o projeto. Saiba mais informações no site.site site.