Separação e descarte corretos dos resíduos são fundamentais para garantir boas condições do meio ambiente
17/05/2018 | 03:05:01
Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a data é um incentivo à reflexão sobre questões ambientais e também para o âmbito social e econômico. Em Pelotas, o Sanep conta com o Departamento de Resíduos Sólidos, que gerencia o trabalho de recolhimento e destinação do lixo, além de ser responsável pelo trabalho junto às Cooperativas de Reciclagem, que recebem o material da coleta seletiva.
A participação de forma consciente da comunidade é essencial para o funcionamento do processo de reciclagem. Separar materiais como plástico, metais, vidro e papel, e destiná-los corretamente ao lixo reciclável, é fácil e evita desperdícios, reduzindo os danos ao meio ambiente.
No Município, a Coleta Seletiva existe desde o início da década de 1990, por meio da implantação do projeto Adote uma Escola, sendo ampliada em 2010 e 2012. Este processo envolve a cooperação da população e um sistema estruturado de recolhimento e reaproveitamento. Atualmente, o Sanep possui convênio com seis cooperativas da cidade, que se responsabilizam por receber o lixo reaproveitável, cuidar da triagem e comercialização.
Veja o que pode e o que não pode ser descartado na coleta seletiva clicando aqui.
Confira os dias, turnos e locais da coleta seletiva em Pelotas:
Com o objetivo de eliminar pontos irregulares de descarte do lixo, Pelotas possui três Ecopontos, locais onde materiais como galhos de árvores, móveis desmontados, restos de construção, entre outros, são descartados. Nesses espaços cada coletora tem a identificação de qual material recebe. Podem ser descartado até 1,5 metro cúbico de material por pessoa.