Nova rede pluvial irá corrigir problemas de alagamentos na região
19/12/2019 | 06:12:36
O Sanep iniciou nesta quinta-feira (19) uma nova obra de drenagem que irá corrigir problemas históricos de alagamentos em mais um ponto crítico da cidade. Desta vez, a construção da rede pluvial será na rua Mario Peiruque, que cruza o Areal e em breve receberá requalificação completa com novo asfalto e melhorias. A obra começou no cruzamento com a avenida República do Líbano.
A prefeita Paula Mascarenhas visitou o início da operação ao lado do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, e acompanhou as escavações iniciais da obra, que é uma demanda antiga dos moradores desta região.
Além da Mario Peiruque, Paula visitou outras três obras do Sanep. Duas em andamento e uma que foi concluída recentemente, na praça do Colono.
Foi concluída nesta semana a obra de construção da nova rede pluvial em cerca de 1,3 quilômetro de extensão da avenida Francisco Caruccio. Além de corrigir os problemas de alagamentos no entorno da praça do Colono, a obra também melhorou o escoamento no cruzamento das avenidas Fernando Osório e Dom Joaquim, em frente ao Posto Moreira.
Além da drenagem, o Sanep também construiu uma nova rede coletora de esgoto em cerca de 1,6 quilômetro de extensão na avenida Francisco Caruccio, desde o cruzamento com a avenida Fernando Osório até o canal da Sanga das Três Vendas, ponto também conhecido por pontilhão da Sanga.
O investimento foi de R$ 1.990.000,00 com recursos próprios da autarquia. Todo esse esgoto, que irá abranger novos condomínios em construção nesta área, será coletado via Coletor Geral 3 (CG3), e tratado na futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo. Agora, o Sanep irá corrigir o asfalto no local por onde passou a tubulação, consertando os desníveis na pista.
Em fase final, a obra de construção desta nova rede de drenagem pluvial na rua Barão de Azevedo Machado irá corrigir o escoamento das águas da chuva no trecho entre a rua Andrade Neves e a avenida Juscelino K. de Oliveira. O serviço vem sendo executado pela equipe do Departamento de Drenagem Urbana do Sanep.
A prefeita também acompanhou a obra de construção da adutora da Estação de Tratamento de Àgua (ETA) São Gonçalo, que percorre a avenida República do Líbano em direção à Dom Joaquim. Esta adutora vai auxiliar no abastecimento de água na zona norte, quando a Estação entrar em funcionamento. Esta é a segunda ampliação da adutora, percorrendo desde a avenida Um do Dunas, seguindo na Ildefonso Simões Lopes, República do Líbano até a Dom Joaquim.