Sanep dá sequência ao programa de controle e gestão de perdas

Instalação de sensores de pressão e nível nos reservatórios procura qualificar o gerenciamento de produção e distribuição de água no município

14/06/2024 | 04:06:44


O Sanep iniciou, nesta sexta-feira (14), mais uma importante etapa do programa de controle e gestão de perdas, com a instalação de sensores de pressão e nível no reservatório R5, no bairro Fragata. Esses equipamentos, assim como os macromedidores inseridos nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos principais reservatórios da cidade, são fundamentais para combater e reduzir o índice de perdas de água tratada, com o intuito de qualificar o gerenciamento de produção e distribuição de água no município. 

Sanep dá sequência ao programa de controle e gestão de perdas de água, com a instalação de sensores de pressão e nível nos reservatórios. Fotos: Renata Ávila

De acordo com o engenheiro civil e assessor de planejamento do Sanep, Tiago Lopes, a instalação dos sensores complementa o trabalho iniciado com a inserção dos macromedidores. “É necessário obter três informações em relação aos reservatórios. Com os macromedidores, conseguimos medir a vazão da água, já com a instalação dos sensores, teremos os dados sobre a pressão e o nível dos reservatórios. Esses equipamentos ajudam a identificar vazamentos, possíveis falhas e irregularidades no sistema de abastecimento, permitindo implementar soluções de maneira mais rápida e eficaz”, afirmou.

A instalação dos dispositivos nos reservatórios contribui para a análise da relação entre a quantidade de água captada, tratada e distribuída à população. Conforme o assessor de planejamento, o serviço não requer a interrupção do fornecimento de água, assim como ocorre com a instalação dos macromedidores. Esses sensores enviarão dados de nível e pressão diretamente para o Centro de Controle e Operação (CCO) da autarquia. A medida viabiliza o monitoramento contínuo dos reservatórios, prevenindo vazamentos e evitando desperdícios na distribuição, dessa forma, garantindo a eficiência e segurança no abastecimento de água em Pelotas. 

Ao todo, serão instalados 30 sensores de pressão e nível em pontos estratégicos do sistema de abastecimento pela empresa Augen, startup da área de tecnologia em saneamento digital contratada pelo Sanep para desenvolver e operar o sistema do CCO junto aos técnicos da autarquia. Os próximos reservatórios a serem equipados são o R1, R3, R4, R7, R8, R11, R12 e R15, que abastecem diversas regiões da cidade, como Areal, Porto, Fragata, Centro, Laranjal e Três Vendas. O cronograma para a instalação dos sensores terá continuidade nas próximas semanas.


Tags

Sanep, Abastecimento, Controle e gestão de perdas, Fragata