Autarquia realiza melhorias no abastecimento de água e já iniciou a instalação de banheiros na orla da praia
29/11/2018 | 03:11:01
O Sanep está executando diferentes frentes de trabalho na praia do Laranjal em preparação para o verão 2019. As melhorias incluem desde a mudança no formato de captação, tratamento e distribuição da água às residências, à substituição de redes antigas por novas em qualidade superior e a colocação de estruturas conteinerizadas com banheiros nos balneários.
Banheiros químicos
Nesta quinta-feira (29) o Sanep começou a instalação dos contêineres sanitários na orla da praia, que estarão disponíveis para uso a partir de 1º de dezembro. Estão sendo colocadas estruturas com dois compartimentos cada, um masculino e um feminino, instalados nos Balneários Santo Antônio e Valverde. O módulo feminino conta com três cabines com portas individuais, duas pias com espelho e um espaço de fraldário. O masculino conta com três cabines com portas individuais, uma pia com espelho e um mictório. As estruturas de seis metros de comprimento, 2,50 de altura e 2,30 de largura estarão à disposição dos veranistas de 1º de dezembro até 11 de março de 2019. Após este período, dois módulos permanecem nos locais até o dia 15 de abril.
No Balneário dos Prazeres estão sendo instalados na praça Aratiba dois conjuntos com 6 cabines sanitárias, sendo duas femininas, três masculinas e uma para portadores de necessidades especiais.
No mesmo processo licitatório, a autarquia já garantiu a locação dos sanitários químicos portáteis (três femininos e três masculinos) para uso durante o carnaval 2019, no Porto.
Novo formato de abastecimento
Para corrigir demandas de abastecimento nos balneários no período de veraneio, o Sanep modificou o sistema de distribuição de água e implantou uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) móvel ao lado do reservatório R15, no cruzamento das avenidas Adolfo Fetter e José Maria da Fontoura. A captação é feita no Arroio Pelotas e a água é encaminhada até a Estação por meio de tubulação. As duas estruturas conteinerizadas tratam cerca de 50 litros por segundo e repassam a água ao R15, que faz a distribuição às casas por meio de bombeamento.
A iniciativa é inédita no estado e tem atraído a atenção de empresas de saneamento, que regularmente visitam Pelotas para conhecer mais sobre a estrutura. A filtração da água é feita por micro membranas de fibra oca e todo o tratamento da água é feito no contêiner com acompanhamento 24h de químicos do Sanep. O material retirado durante o tratamento é descartado através de rede de esgoto da estrutura, que foi ligada ao Residencial Amarílis e, de lá, é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Laranjal.
Substituição de redes
Desde o início do mês, equipes trabalham na substituição das redes de água na praia do Laranjal. Cerca de 8.500 metros de tubulações antigas serão trocadas por novas em PVC, dando sequência ao Programa iniciado em 2017. Mais de 25 mil metros de redes já foram substituídas nesta gestão. A decisão de direcionar as substituições ao Laranjal em novembro foi, também, por questões de logística.
“Nessa época do ano o nível do lençol freático está mais baixo, permitindo que a tubulação fique fixa nas escavações, situação ideal para a realização do serviço”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
Nesta quinta-feira, as equipes da AGR Engenharia, empresa vencedora da licitação para execução do serviço, trabalharam na avenida Senador Joaquim Assumpção.
Pelo menos cinco ruas do cronograma foram concluídas e já contam com melhorias no abastecimento: ruas Lajeado, Marau, Santo Ângelo, Uruguaiana e Camaquã. Durante a retirada da tubulação antiga e a colocação da nova é necessário paralisar o abastecimento de água na rua contemplada e também em vias próximas. Quando o serviço normaliza, a água pode retornar às torneiras um pouco escura, devido à mudança de fluxo. O Sanep orienta para que o morador deixe a água escorrer por um ou dois minutos, até que volte à normalidade.
Confira as 25 vias que constam no cronograma:
Balneários Santo Antônio e Valverde:
Av. Senador Joaquim Assumpção, entre Tapejara e av. Espírito Santo;
Av. Senador Joaquim Assumpção, entre av. Espírito Santo e Encantado;
Rua Tapejara, entre av. Senador Joaquim Assumpção e Farroupilha;
Rua Sarandi, entre av. Senador Joaquim Assumpção e Farroupilha;
Rua Farroupilha, entre Marau e Tapejara;
Rua Lajeado, entre Bom Jesus e Prédio nº 579;
Av. Arthur Assumpção, entre Montenegro e av. Espírito Santo;
Rua Canoas, entre av. Arthur Assumpção e Marau;
Rua Marau, entre Santo Ângelo e av. Espírito Santo;
Rua Camaquã, entre Tapes e São Gabriel;
Rua Santo Ângelo, entre Viamão e Marau;
Rua Uruguaiana, entre Canoas e av. Espírito Santo;
Rua Mostardas, entre São Gabriel e Guaíba;
Rua São Gabriel, entre av. Rio Grande do Sul e Turuçu;
Rua Herval do Sul, entre São Gabriel e Santo Ângelo.
Balneário dos Prazeres:
Av. Santa Catarina, entre Torres e av. Pernambuco;
Rua Palmeira das Missões, entre Torres e av. Pernambuco;
Rua Três Passos, entre av. Amazonas e av. Pernambuco;
Rua Espumoso, entre av. Adolfo Fetter e Torres;
Rua Espumoso, entre av. Piauí e av. Pernambuco;
Av. Guanabara, entre Soledade e av. Minas Gerais;
Av. Guanabara, entre Praça Catuípe e av. Adolfo Fetter;
Rua Taquara, entre av. Adolfo Fetter e av. Piauí;
Rua Campinas do Sul, entre av. Adolfo Fetter e av. Piauí;
Rua Candelária, entre av. Adolfo Fetter e Rua Soledade.