Iniciativa é uma contrapartida da ETA São Gonçalo e busca ampliar as discussões sobre o meio ambiente e os impactos da obra
18/06/2018 | 03:06:35
O Sanep formalizou nesta semana os núcleos de formação de multiplicadores ambientais da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. A iniciativa é uma contrapartida à obra prevista pelo governo federal e executa ações educativas e de mobilização social visando a participação da comunidade nos processos referentes à realização das obras de saneamento em Pelotas. Seis núcleos foram formados com moradores das regiões e eles se reúnem regularmente para promover discussões e desenvolver atividades referentes ao meio ambiente.
Ao entregar os certificados de cooperação, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, agradeceu a participação dos moradores nas atividades promovidas pela Coordenadoria de Projetos Especiais da autarquia.
“Vocês são fundamentais neste processo, é de extrema importância a presença dos moradores nestes encontros que o Sanep promove, para que as ações de mobilização social sejam cada vez mais ampliadas”, afirmou Garcia.
O objetivo é diminuir os transtornos causados em decorrência das intervenções, assim como prestar informação sobre os principais benefícios da obra. Integrante da Coordenadoria de Projetos Especiais do Sanep, Eduardo Schaeffer afirma que:
“Mais do que prestar informações sobre as obras, o projeto visa inserir a comunidade como protagonista no processo, com vistas à sustentabilidade do empreendimento.”
Os encontros são conduzidos pela Acordar Treinamentos, empresa contratada via processo licitatório, com supervisão do Sanep, através da assistente social Aline Cunha.
A construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo irá mudar a realidade do abastecimento no Município de Pelotas, melhorando o serviço pelos próximos 30 anos com benefícios para pelo menos 170 mil pessoas. A nova Estação terá capacidade de liberar 500 litros de água por segundo (dobrando a potência atual).