Tubulação é colocada na rua Barão de Azevedo Machado, entre Santa Tecla e Deodoro
26/10/2018 | 04:10:16
O Sanep começou nesta semana mais uma etapa de construção da adutora da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, na área central da cidade. Após concluir a primeira fase da obra na rua Barão de Santa Tecla, entre Antônio dos Anjos e avenida Bento Gonçalves, chegou a hora de iniciar o segundo trecho, na rua Barão de Azevedo Machado, da Santa Tecla até a esquina da General Osório.
Nesta sexta-feira (26), as equipes iniciaram a escavação na segunda quadra, com a tubulação de 500 milímetros cruzando a Marechal Deodoro. Para minimizar os transtornos, o Sanep conta com duas equipes na obra: enquanto uma faz a abertura da via e posiciona a tubulação, a outra equipe aguarda no local para tapar o buraco e fazer o recalçamento da via.
“Organizamos desta forma para minimizar ao máximo os transtornos, ainda mais neste trecho que também conta com a obra da Prefeitura para requalificação da Deodoro”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
A próxima etapa iniciará na esquina da Andrade Neves, onde a tubulação nova será conectada na já existente do reservatório de água R4 e seguirá em direção à rua General Osório.
ETA São Gonçalo
A adutora vai trazer a água tratada da Estação, localizada no Capão do Leão, até os reservatórios R1, na praça Piratinino de Almeida, e R4, na Andrade Neves. O sistema adotado na nova ETA São Gonçalo é inédito em Pelotas. Os meios de abastecimento de água no Município são provenientes de barragens, cujo volume de água está sujeito às variações climáticas – podem ficar comprometidos em períodos de seca. A captação direta do canal representa segurança e estabilidade de abastecimento. Com maior disponibilidade de água tratada na rede, haverá consequentemente uma melhor distribuição no sistema, com aumento significativo da oferta, principalmente em locais que hoje enfrentam problemas de abastecimento.