Praça Piratinino de Almeida foi isolada para circulação de pedestres durante o serviço
26/11/2019 | 11:11:24
Quem circula pela região central do Município, no entorno da praça Piratinino de Almeida, notará a movimentação intensa de equipes no reservatório R1 durante esta semana. O Sanep inicia, nesta terça-feira (26), os testes para retomar o funcionamento do reservatório, que será fundamental à entrada de operação da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo.
Serão feitos testes em carga para analisar a estrutura do reservatório, com abastecimento de cerca de 1,5 milhões de litros de água. Técnicos da empresa paulista Tramec SA, contratada pela autarquia para execução, vão analisar a capacidade de armazenamento do reservatório e as estruturas em operação. O monitoramento será constante e, em caso de emergência, a programação pode ser interrompida, provocando a liberação da água de forma total.
Isso ocasionará o extravasamento da água no interior da praça e em áreas próximas, fato que levou o Sanep a isolá-la e não permitir a circulação de pessoas na área interna, a fim de garantir segurança de todos. Após o serviço, a prestadora do serviço emitirá um laudo em até 15 dias úteis, com relato da situação da estrutura do reservatório.
Com peças vindas da Escócia em uma viagem de navio, em 1875, foi construído onde hoje se localiza a Praça Piratinino de Almeida, no centro da cidade. A caixa d'água tem grande valor histórico-cultural para o Município, se tornando um dos bens tombados de Pelotas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Localiza-se no quadrilátero formado pelas ruas 7 de Setembro, General Neto, Barão de Azevedo Machado e Santos Dumont.