Chegada da chuva reforça importância da ação preventiva realizada pela autarquia nas grandes estruturas do Município
23/06/2022 | 08:06:46
A estação mais fria do ano começou oficialmente na terça-feira, mas a preparação do Sanep para os períodos mais chuvosos foi iniciada meses antes. Ao longo do primeiro semestre do ano, mais de 25 quilômetros de canais de macrodrenagem receberam a manutenção necessária pelas equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) da autarquia.
Desde janeiro, 16 canais foram contemplados com os serviços de limpeza, desobstrução e retirada da vegetação excessiva, além dos resíduos descartados de forma incorreta nas estruturas. As intervenções são feitas com o auxílio de maquinários de grande porte, como retroescavadeiras e caminhões, para qualificar as ações de prevenção e propiciar que a água escoe adequadamente para as sete Casas de Bombas da cidade.
O Sanep atua de forma contínua na limpeza e desobstrução dos canais de macrodrenagem, para garantir a passagem correta da água das chuvas e o pleno funcionamento de todo o sistema pluvial de Pelotas. A chegada do inverno — momento em que os serviços são intensificados — aumenta a relevância dos trabalhos feitos pelo Dedu, conforme explica o chefe do Departamento, Aldemir Silveira.
"Realizamos sempre esse mutirão antes de começar o inverno para garantir que os canais estejam com condições de dar a vazão à chuva”, pontua Silveira. O coordenador destaca, ainda, a importância da população na conservação dos resultados obtidos com o trabalho. “Os resíduos colocados indevidamente atrasam o escoamento e, consequentemente, causam alagamentos em dias com grandes precipitações", acrescenta.
Desde o início do ano, os canais atendidos pelo cronograma das equipes foram os da Cohab Guabiroba, das avenidas Duque de Caxias e Presidente João Goulart e rua Carlos Gotuzzo Giacoboni, no Fragata; da avenida Mário Meneghetti, na Balsa; das avenidas São Francisco de Paula e Ferreira Viana, no Areal; da avenida Espírito Santo, e ruas Vinte e Nove e Nova Prata, no Laranjal; da Vila Princesa, Sítio Floresta, fundos do condomínio XV de julho, da avenida Fernando Osório, nas Três Vendas; e o do Pepino, no Centro.
A programação tem sequência nas próximas semanas nos bairros São Gonçalo e Centro, onde estão situados os canais da avenida Mário Meneghetti e do Pântano, no começo da rua General Osório.