Atividade alusiva ao Outubro Rosa reuniu 90 servidoras da autarquia
25/10/2022 | 07:10:37
A manhã desta terça-feira (25) foi marcada por um encontro muito especial. Cerca de 90 servidoras do Sanep reuniram-se no Salão Nobre da Prefeitura e participaram de programação alusiva ao Outubro Rosa, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e teve como tema central a conscientização e prevenção ao câncer de mama.
“Outubro Rosa é importante por chamar a atenção para a prevenção. Vocês, como mulheres empoderadas, que têm acesso à informação, precisam dialogar e conscientizar outras sobre a importância dos exames regulares, de conhecer o próprio corpo e encontrar tempo para cuidar de si mesma”, salientou Paula.
Durante o evento, foram arrecadados tampinhas e lenços que serão doados ao Instituto Buquê do Amor, entidade que desenvolve trabalho fundamental de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Pelotas. As participantes foram encorajadas a vestir uma peça de roupa na cor rosa, com o intuito de fortalecer e apoiar a iniciativa.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, agradeceu a presença das servidoras e reiterou o compromisso da autarquia com a promoção de ações que visam à valorização da saúde da mulher.
“Fico feliz em ver todas vocês de rosa, num mês tão importante, quando a maioria de nós tem uma amiga, uma mãe ou uma irmã que já sofreu algum impacto, especialmente, com o câncer de mama. Quero agradecer cada uma de vocês, que se dispôs a estar aqui para participar dessa atividade extremamente importante para nós mulheres. A gente precisa se cuidar”, destacou Michele.
O ambiente descontraído e acolhedor foi a marca do evento. Na entrada, as participantes receberam um adesivo referente ao Outubro Rosa, bem como panfleto informativo e creme hidratante de brinde. O momento de confraternização das servidoras ocorreu durante café da manhã de integração.
Palestra sobre prevenção
A psicóloga Mariana Aires, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Pelotas (Aapecan), levou informações a respeito do câncer de mama, doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor que também pode acometer outros órgãos.
De acordo com a profissional, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, somente atrás do de pele. Entre os principais sintomas, estão o nódulo na mama ou axila (caroço), vermelhidão, bico do seio invertido, secreção ou perda de líquido, retração da pele ou do mamilo e local enrijecido. A psicóloga também ressaltou os fatores de risco, como a predisposição genética, sedentarismo, entre outros.
Sobre as ações de prevenção, Mariana elencou algumas atividades que podem diminuir o risco da doença. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas são alguns exemplos que auxiliam na hora de se precaver. Realizar o diagnóstico precoce também é imprescindível. Para isso, é importante estar atenta aos sinais, realizar o autoexame, assim como os exames de rotina. Desse modo, aumenta-se, consideravelmente, as chances de cura durante o tratamento, que podem superar 90%.