Estrutura com vazão de 2,5 mil litros por segundo auxiliará no processo de escoamento da água de grandes canais da cidade
21/06/2021 | 01:06:22
Prevendo o período chuvoso aguardado para o inverno, o Sanep dá sequência às melhorias feitas no sistema de drenagem de Pelotas. Na última semana, a autarquia instalou uma nova bomba vertical na Casa Leste – parte da rede de macrodrenagem da cidade e responsável por drenar a água de grandes canais, como os localizados na avenida São Francisco de Paula e no prolongamento da Bento Gonçalves.
A nova estrutura, com 800 milímetros de diâmetro e vazão de 2,5 mil litros por segundo, auxiliará no escoamento correto da água pluvial, principalmente em dias de maior volume de precipitação, afirma o chefe do Departamento de Drenagem do Sanep, Aldemir Silveira. Paralelo à intervenção, a autarquia mantém cronograma constante de limpeza de canais, galerias e bueiros - obstruídos, principalmente, por resíduos descartados incorretamente.
Além da Casa de Bombas Leste, outras sete casas integram o sistema de drenagem da cidade: Farroupilha, Castilhos, Olvebra, Anglo, Sul, Doquinhas, Simões Lopes e Pontal da Barra. Nos locais, equipes trabalham 24h por dia efetuando manutenção e fiscalização, além de realizar a limpeza das grades e a retirada do lixo que chega através dos canais, como sacolas plásticas, garrafas pet e, até mesmo, objetos maiores como geladeira e colchão.