Resíduos conduzidos pelos canais atrasam a vazão da água e colaboram para ocorrências de alagamentos
22/09/2022 | 04:09:30
A primavera começou com chuva, nesta quinta-feira (22), em Pelotas. Até o início da tarde, cerca de 30 milímetros foram registrados pelo pluviômetro central do Sanep. A ocorrência de precipitação é um alerta para o Departamento de Drenagem (Dedu) da autarquia intervir na limpeza das casas de bombas, que recebem quantidade expressiva de resíduos conduzida pelas águas através dos canais da cidade.
Nas unidades Olvebra e Leste, por exemplo, o serviço correspondeu à desobstrução das grades de contenção, que precisam estar livres para a passagem da chuva e, assim, agilizar o escoamento. O chefe do Dedu, Aldemir Silveira, destaca que o descarte incorreto de lixo nas ruas - mesmo que em locais distantes das casas de bombas - é um grande inimigo para os dias chuvosos.
Direcionados pelo vento ou depositados diretamente no sistema de drenagem - bocas de lobo, bueiros, canais etc -, os resíduos também danificam a estrutura, principalmente aqueles mais volumosos, como pneus, móveis e eletrodomésticos. O Sanep, que atua durante todo o ano em ações de prevenção a acúmulos de água, reforça a importância da colaboração da comunidade para preservar os resultados por meio do descarte correto de lixo.