Atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente e contou com a participação de alunos do IFSul
07/06/2023 | 09:06:30
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo descarte incorreto dos resíduos na orla da praia, o Sanep promoveu, na manhã desta quarta-feira (7), mutirão de limpeza no Laranjal em parceria com o curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Visconde da Graça (CAVG). A atividade, coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas), integra a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Pelotas.
Diversos materiais foram recolhidos durante a atividade ambiental, como canudos, plásticos, restos de redes, cordas, papel, tecidos e metal, totalizando 1.500 litros de resíduos retirados da orla. A iniciativa contou com a participação de 42 alunos do IFSul, que percorreram trajeto de, aproximadamente, dois quilômetros, entre o shopping Mar de Dentro e o Trapiche.
A estudante do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Simone Grimaldi, participou pela primeira vez da atividade de limpeza da praia e frisou a importância dessas ações para sensibilizar a população e despertar a consciência ambiental.
“A ideia é tentar conscientizar as pessoas de que cada um pode fazer a sua parte, recolher o seu resíduo e colocar em uma lixeira ou levar para casa. É complicado ver a quantidade de lixo depositado na praia e nas ruas. Eu acredito que a conscientização ambiental deve começar na educação infantil, ensinando as crianças, desde pequenas, sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente”, destacou.
A equipe do Neas distribuiu aos alunos que participaram do mutirão itens essenciais para o recolhimento e proteção, como sacos de lixo e luvas. Todo o material coletado será encaminhado à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) para garantir a destinação ambientalmente correta.
De acordo com o coordenador do Neas, Jader Gularte, o trabalho de educação ambiental deve ser realizado de forma contínua. "Desenvolvemos ações ao longo de todo o ano, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais por meio de atividades educativas realizadas com a comunidade”, salientou.
Além da limpeza da praia, o Sanep também desenvolveu atividades de educação ambiental com a comunidade escolar. Na terça-feira (6), a equipe do Neas recebeu grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Francisco Simões para visita guiada ao Museu do Saneamento de Pelotas (Musa), assim como apresentar o espaço que abriga os projetos desenvolvidos pelo Núcleo nos últimos 11 anos.
Cerca de 50 alunos das turmas do 2º ao 6º ano conheceram o acervo do Musa, incluindo objetos, fotografias e equipamentos relacionados aos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, que registram marcos importantes da história do saneamento pelotense.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a mascote do projeto Óleo Sustentável, o Graxinha. O personagem, com características de super-herói, tornou-se um importante aliado nas atividades educacionais, conquistando a simpatia e o entusiasmo das crianças.
As instituições que tiverem interesse em convidar o Neas da autarquia para a realização de atividades educativas podem entrar em contato pelo e-mail sanep.neas@gmail.com ou pelo WhatsApp (53) 98428-0043.