Obstrução causada pelo descarte incorreto danifica a estrutura e compromete a coleta de dejetos
22/12/2022 | 01:12:57
Durante manutenção preventiva no sistema de esgoto, as equipes do Sanep foram surpreendidas, na manhã desta quinta-feira (22), pela expressiva quantidade de resíduos - principalmente peças de roupas e tecidos - obstruindo as tubulações. O serviço foi executado na Estação Elevatória da avenida Ferreira Viana, com apoio de dois caminhões hidrojato, e concentrou-se na limpeza do poço com seis metros de profundidade, responsável por coletar os dejetos da zona leste da cidade, provenientes de regiões como Areal Fundos, Dunas, Bom Jesus, Cruzeiro e Fátima.
A coordenadora do Departamento de Esgoto (Depe), Juliana Sedrez, explicou que a colaboração dos moradores, não descartando lixo na rede de esgoto, é essencial para manter a rede em funcionamento e evitar vazamentos.
“A bomba fica sobrecarregada e não consegue conduzir o esgoto como deveria por causa da grande quantidade de lixo, o que compromete a coleta. Resíduos não devem ser descartados em ralos de pia e vasos sanitários”, disse.
A partir da Estação, o esgoto é direcionado para o coletor da avenida Juscelino Kubitscheck e, de lá, para o reator anaeróbio de leito fluidizado, onde tem sua carga orgânica reduzida. Além de roupas, a equipe do Depe também costuma encontrar, nessas operações, quantidade de materiais recicláveis, como sacolas, papéis e garrafas - itens recolhidos especificamente pela coleta seletiva, que está disponível em 100% da zona urbana, de porta em porta, duas vezes por semana.
Acesse o site do Sanep e confira o cronograma completo da coleta em Pelotas.