Após percorrer o trajeto completo de tubulações, equipe da autarquia identificou vazamento de água não aparente
30/08/2022 | 05:08:33
As equipes do Sanep encontraram a causa das oscilações no abastecimento de água nas regiões do Porto e Balsa na manhã desta terça-feira (30). Após buscas e inspeções completas ao longo do percurso de redes, foi localizado e consertado o vazamento oculto e, portanto, não aparente, na rua Gomes Carneiro, próximo ao Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
De acordo com o chefe do Departamento de Águas (Depa) do Sanep, Alexandre Duval, a água que escapava da tubulação escoava pela galeria pluvial e, por isso, o vazamento não era visível pela população.
"Foi um período de trabalho ininterrupto em força-tarefa na região. O trajeto das redes de água é longo e mapeamos o local de acordo com as ocorrências que chegavam de parte da população", explica.
A autarquia concluiu que havia vazamento de água oculto na região após realizar todas as intervenções possíveis no reservatório R3 — responsável por abastecer o Porto e a Balsa — e nos registros. Com as pressões normalizadas, ficou claro que o problema estava no trajeto entre a caixa d'água e as residências. Desde então, foram feitas diversas intervenções em ruas, como a Benjamin Constant, João Pessoa e Visconde de Jaguari, até localizar e solucionar o problema.