Substituição de rede, feita nas ruas Nações Unidas e Daniel Capdebosco, refletirá no aumento da pressão de água e na diminuição da incidência de vazamentos
26/01/2022 | 01:01:51
Pelotas conta com cerca de um milhão de metros de tubulação de água, formando um sistema grandioso e integrado que abastece toda a cidade diariamente. Mantê-la em operação e em boas condições de distribuição significa investir na sua manutenção constante – por vezes, emergencial, ocasionado por vazamentos – mas, principalmente, através do Programa de Substituição de Redes, do Sanep.
Nos últimos dois anos, cerca de dez quilômetros foram trocados pela autarquia no município e, na última semana, a iniciativa chegou às Três Vendas, na região das ruas Nações Unidas e Daniel Capdebosco, próxima ao Jockey Club. Cerca de 500 metros das vias receberam novos canos para conduzir a água até as residências, substituindo os antigos de ferro por outros mais modernos, em PVC – o que garantirá a qualificação do abastecimento para dezenas de casas do bairro. A requalificação também contempla trecho da avenida Zeferino Costa.
Além de viabilizar o aumento da pressão da água que chega às torneiras, o serviço diminui a possibilidade de vazamentos, uma vez que renova a rede com canos mais resistentes ao tempo e proporciona maior estabilidade e segurança ao sistema, explica o chefe do Departamento de Obras do Sanep – equipe responsável pela execução da obra –, Carlos Atilano de Oliveira.
Por meio do Programa de Substituição de Redes, criado pelo Sanep em 2017, mais de 100 quilômetros já foram substituídos e ampliados – resultado de um investimento da autarquia superior a R$ 3 milhões, aplicado em materiais e em contratos com empresas terceirizadas especializadas. Além da troca, a autarquia também investe na construção de novas tubulações de água em PVC e em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), complementando o objetivo de investir na melhoria do abastecimento de Pelotas.