Quatro trabalhos elaborados por profissionais do Sanep, a partir de pesquisas no âmbito do saneamento, foram aprovados no evento da Assemae
13/10/2021 | 03:10:49
Quatro pesquisas desenvolvidas por profissionais do Departamento de Tratamento (DETR) do Sanep foram aprovadas no congresso da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), para apresentação, em formato on-line, na XXIV Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, a técnica em Química da autarquia, Daniele Sampaio, explana o seu segundo trabalho selecionado pelo evento nacional, cujo tema é a avalição da qualidade da água utilizada na lavagem dos filtros para reúso na Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara. A pesquisa pode ser acompanhada pelo YouTube.
O compartilhamento de experiências é apontado como um dos maiores benefícios da participação do Sanep no congresso, afirma o coordenador do Departamento, Carlos Vinícius Gonçalves.
“É gratificante ter esses projetos aprovados, além de adquirir e levar conhecimentos a outros órgãos e companhias de saneamento do Brasil. Isso contribui com o que mais precisamos na área: investir em novas tecnologias e alternativas qualificadas no tratamento da água, o que aperfeiçoa a nossa atuação e nos motiva ainda mais no trabalho que realizamos há tanto tempo”, complementa.
Daniele, que também é engenheira química e integra a Divisão de Laboratório e Pesquisa da autarquia, já apresentou outro trabalho no final de setembro, abordando os resultados da separação por membranas como tecnologia alternativa de tratamento da água. A pesquisa, que tem como estudo de caso a ETA móvel implantada no Laranjal, em 2018, pode ser conferida no YouTube, a partir dos 20 minutos.
“Sinto-me muito honrada e feliz de representar o Sanep nesse congresso com tamanha visibilidade e importância para o setor do saneamento. Ter esses dois trabalhos publicados dá um gás e um incentivo para seguir melhorando e trazendo o máximo de conhecimento e experiência, tanto para a minha atuação profissional, quanto para a autarquia, melhorando nosso tratamento de água, que é o nosso principal objetivo”, frisa Daniele.
No dia 3 de novembro, é a vez da bióloga Letícia do Nascimento representar o Sanep na Exposição de Experiências Municipais, apresentando uma análise temporal de cianobactérias planctônicas no Balneário do Laranjal. No próximo ano, será realizada a explanação do quarto trabalho contemplado pelo congresso, de autoria do técnico em Química da autarquia, Daniel Corrêa.
Nesta quarta, a superintendente administrativa do Sanep, Claudelaine Coelho, conduziu as apresentações dos trabalhos técnicos do evento.
Com índice de atendimento de água potável na cidade alcançando os 100% e mais de um milhão de metros de rede abastecendo a cidade, o sistema de tratamento, em Pelotas é constituído pelas etapas de captação na Represa Moreira, Represa Quilombo, Arroio Pelotas e Barragem Santa Bárbara, pelo tratamento nas ETAs Moreira, Quilombo, Sinnott e Santa Bárbara e por mais de 20 reservatórios espalhados pelo Município.
A água potável fornecida pelo Sanep atende a todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é monitorada 24 horas por dia e avaliada, semanalmente, em 69 pontos diferentes da rede de abastecimento, considerando diversos índices como pH, turbidez, cor e também padrões microbiológicos.